PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Governo vai 'atropelar' Collor por lei de acesso à informação

Eduardo Bresciani, do estadão.com.br

Por Lilian Venturini
Atualização:

O governo federal decidiu atropelar o senador e ex-presidente da República, Fernando Collor (PTB-AL), na discussão sobre a lei de acesso a informações. O líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), anunciou que apresentará nesta tarde um requerimento de urgência para o projeto. Com isso, o tema deverá sair do âmbito da Comissão de Relações Exteriores (CRE), da qual Collor é relator.

PUBLICIDADE

"Vou apresentar nesta tarde um pedido de urgência e esse projeto deverá ir a votação na próxima semana", anunciou Jucá.

Presidente da CRE, Collor avocou para si a relatoria na comissão e atrapalhou o plano da presidente Dilma Rousseff de sancionar a lei nesta terça-feira, 3 de maio, dia internacional da liberdade de imprensa. O ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, tentou interceder para que o ex-presidente da República permitisse uma votação acelerada, mas Collor não cedeu.

Em discurso no plenário, Collor citou o tema classificando como "temerária" uma votação. "É absolutamente temerário que tomemos decisões no campo das informações classificadas como próprias de Estado. Seria a inversão do processo de construção democrática". Collor foi presidente do Brasil entre 1990 e 1992, deixando o cargo após sofrer um impeachmeant.

A lei de acessos a informações que Collor deseja "discutir" acaba com o sigilo eterno. Com o projeto, os documentos classificadas como "ultrassecretas" teriam um sigilo máximo de 50 anos. Atualmente, estes documentos têm prazo de sigilo de 30 anos, mas este prazo pode ser renovado por tempo indeterminado.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.