Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Gilmar Mendes suspende efeitos da Ficha Limpa em ação de Heráclito Fortes

Da Sucursal de Brasília

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu os efeitos que a Lei da Ficha Limpa teria sobre o senador Heráclito Fortes. Pela lei, o senador não poderia concorrer a um cargo público na eleição deste ano porque foi condenado pelo Tribunal de Justiça do Piauí numa ação popular na qual foi acusado de usar a publicidade de obras públicas para fazer promoção pessoal. Heráclito recorria contra a condenação no STF.

PUBLICIDADE

Essa foi a primeira decisão do STF beneficiando um político ficha suja.

Gilmar Mendes concedeu efeito suspensivo ao recurso do senador, já que, na sua interpretação, a medida não poderia ser julgada antes do prazo final para o registro das candidaturas para as eleições de outubro, que expira no dia 5 de julho. Este recurso começou a ser julgado na 2ª Turma do STF em novembro do ano passado, mas o julgamento foi interrompido por um pedido de vista do ministro Cezar Peluso.

Com a decisão de hoje, ficam suspensos os efeitos da condenação imposta ao senador para a aplicação da Lei da Ficha Limpa, até que a 2ª Turma do STF conclua o julgamento do recurso interposto pelo senador. Assim, não podem ser impostas a ele as condições de inelegibilidade previstas na nova legislação.

 Foto: Estadão

O senador Heráclito Fortes, durante sessão no último dia 23

Publicidade

A defesa do senador recorreu ao Supremo pedindo a concessão do efeito suspensivo ao recurso em decorrência da urgência do caso, uma vez que o semestre judiciário termina antes do prazo final para o registro das candidaturas.

Segundo o ministro Gilmar Mendes, não será possível a continuidade do julgamento do recurso pela 2ª Turma ainda neste semestre, já que a última sessão ocorreu em 29 de junho e o período de férias forenses se inicia no dia 2 de julho de 2010.

Ao analisar o pedido, Gilmar Mendes observou que "a urgência da pretensão cautelar parece evidente, ante a proximidade do término do prazo para o registro das candidaturas", para deferir o pedido do senador e determinar que "o presente recurso seja imediatamente processado com efeito suspensivo, ficando sobrestados os efeitos do acórdão recorrido", concluiu.

Com informações do STF

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.