PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Fundação holandesa dará prêmio das 'Quatro Liberdades' a Lula neste sábado

estadão.com.br

Por Bruno Lupion
Atualização:

A fundação holandesa Roosevelt Stichting entregará neste sábado, 12, o Four Freedoms Awards (em português, "Prêmio Internacional das Quatro Liberdades 2012) para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A diretora do Instituto Lula, Clara Ant, receberá o prêmio em nome do ex-presidente, que por recomendações médicas ainda deve evitar viagens ao exterior. Lula gravou um vídeo de agradecimento ao prêmio. Estarão presentes na cerimônia a rainha Beatrix e o primeiro-ministro dos Países Baixos Mark Rutte.

PUBLICIDADE

Lula ganhou o prêmio, segundo a fundação, por "ter demonstrado ao longo de toda a sua vida um compromisso com a justiça social e econômica, e por ter contribuído para promover um clima de paz e conciliação entre as nações do mundo".

A Roosevelt Stichting também afirma que Lula é uma inspiração à comunidade internacional por sua "ascensão da pobreza abjeta à Presidência do Brasil, e sua determinação em livrar o Brasil da extrema pobreza e da injustiça social que por tanto tempo flagelou seus cidadãos menos afortunados".

A homenagem é concedida desde 1982 a pessoas e instituições que se engajaram para proteger a liberdade usando instrumentos pacíficos. A expressão "Quatro Liberdades" se refere a um discurso proferido em 1941 no Congresso Americano por Franklin Roosevelt. Na ocasião, o presidente dos EUA disse que um mundo seguro necessitava de quatro tipos de liberdade: de opinião e expressão, de culto, liberdade das privações e liberdade dos temores.

A cerimônia de premiação ocorrerá em Middelburg, na Holanda. Além do homenageado principal, pelo conjunto das quatro liberdades, a Roosevelt Stichting concederá outras quatro medalhas:

Publicidade

Liberdade de opinião e expressão: Al Jazeera Liberdade de culto: arcebispo Bartholomew I Liberdade das privações: Ela Ramesh Bhatt Liberdade dos temores: Hussain al-Shahristani

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.