Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Em carta, presidentes dos TREs repudiam atentado

Carol Pires, da Sucursal de Brasília

PUBLICIDADE

Por Camila Tuchlinski
Atualização:

O colégio de presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) divulgou carta, nesta sexta-feira, na qual repudia o atentado contra o desembargador Luiz Mendonça, presidente do TRE de Sergipe. Os magistrados também pedem a ajuda de forças "militares e paramilitares" para garantir a segurança dos juízes envolvidos no processo eleitoral.

PUBLICIDADE

"Diante desse excesso calamitoso, pugnam os presidentes dos egrégios Tribunais Regionais Eleitorais que as forças militares e paramilitares se unam, no fim de resguardar a ordem no pleito e a integridade física daqueles que participam, direta e indiretamente, do processo eleitoral", diz a carta, aprovada esta tarde, em Brasília, durante o 50º. Encontro do colégio de presidentes dos TREs.

O atentado, na avaliação dos presidentes regionais, "reflete o extremo estado de violência que assola a nação brasileira, expondo a riscos a ordem que a sociedade espera quando da realização da maior festa da democracia, que é o pleito eleitoral" e coloca em risco a normalidade das eleições.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Levandowski, participou do encontro pela manhã, e comparou o atentado ao presidente do TRE-SE ao ataque das torres gêmeas, nos Estados Unidos, em 11 de setembro de 2001.

"Este atentado corresponde, do ponto de vista simbólico para os magistrados, como o 11 de setembro para o mundo. É o momento de repensar a segurança da Justiça brasileira", disse Levandowski, ao ponderar, em seguida, que apesar do ocorrido "o processo eleitoral vai continuar na normalidade".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.