Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Distrito Federal já tem 10 candidatos a governador

Por Carol Pires

PUBLICIDADE

Por Jennifer Gonzales
Atualização:

Sem acordo, dez partidos inscreveram nesta quarta-feira, 7, último dia de prazo, candidatos para a eleição indireta que vai escolher o sucessor de José Roberto Arruda - cassado e preso - no governo do Distrito Federal.

PUBLICIDADE

Até o dia 17, data da eleição, os partidos tentarão encontrar um consenso para evitar uma votação na Câmara Legislativa em torno de tantos candidatos.

O excesso de nomes é uma precaução das legendas para terem uma moeda de negociação nos próximos dias. Além das candidaturas oficiais, uma brincadeira: o PPN lançou os candidatos Tony Panetone e Bezerra Dourada.

Intitulado "Partido dos Pães Nacionais", o PPN representa um grupo de estudantes que inventou os candidatos como protesto contra os escândalos de corrupção envolvendo os ex-governadores Arruda e Joaquim Roriz.

Os demais candidatos inscritos representam PT, PCdoB, PR, PSL-PTN, PV, PMDB, PRTB, PSDC, PTB e PRB. Como esperado, o governador interino, Wilson Lima, lançou candidatura pelo PR.

Publicidade

Mas surpreendeu ao registrar Jucivaldo Salazar Pereira, tesoureiro do partido, como candidato a vice. A expectativa era de que o PMDB o apoiasse, firmando, assim, a chapa mais forte.

O PMDB tem três deputados distritais e o PR, um. Juntos, também agregariam cinco votos do PSDB, PP e PRP, que, agora, estão divididos entre um e outro. O candidato registrado pelo PMDB é Rogério Rosso, ex-presidente da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan).

O deputado federal Tadeu Filippelli, que dirige o PMDB local, admite a possibilidade de um acordo até o dia 17. "Com certeza haverá desistências. Esse número de candidaturas é constrangedor", disse.

Dos dez candidatos válidos, quatro ocuparam cargos na administração de Arruda, mas tentam se descolar da imagem do ex-governador. Os partidos de oposição apresentaram duas chapas.

O PT escolheu disputar a eleição com Antônio Ibañez, ex-secretário de Educação do GDF. Pelo PCdoB concorrerá Messias de Souza, que até a semana passada era assessor especial de Guido Mantega no ministério da Fazenda. (Colaborou Leandro Colon)

Publicidade

Conheça os candidatos:

 PRB: Aguinaldo de Jesus é deputado distrital e foi secretário de Esportes do governo de José Roberto Arruda.

PT: Antonio Ibañez foi secretário de Educação no governo de Cristovam Buarque

PTB: Luis Filipe Coelho foi ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF

PRTB: José Carlos Pereira é brigadeiro da Força Aérea Brasileira

Publicidade

PMDB: Rogério Rosso é ex-presidente da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan)

PV: Nilton Reis foi subsecretario de sensibilidade socioambiental e gestão de áreas verdes na gestão de Arruda

PTN-PSL: Newton Lins foi administrador da Estrutural em 2007,  indicado por Arruda 

PCdoB: José Messias de Souza era assessor especial de Guido Mantega no ministério da Fazenda até a semana passada.

PR: Wilson Lima, presidente licenciado da Câmara Legislativa, é atual governador interino do DF

Publicidade

PSDC: Virgilio Macedo foi candidato ao Senado em 2006, mas não foi eleito

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.