Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Dirceu: Apoio da principal corrente do PT a Haddad é importante, mas não define candidatura

Jair Stangler, do Estadão.com.br

PUBLICIDADE

Por Jennifer Gonzales
Atualização:

Para o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, o apoio dado pela corrente Construindo um Novo Brasil, a mais forte hoje dentro do PT, ao ministro da Educação Fernando Haddad para a disputa da Prefeitura de São Paulo, é importante, mas não encerra a discussão. De acordo com Dirceu, o resultado já era esperado. "O Haddad está percorrendo os diretórios, está tentando se viabilizar, mas está indefinido ainda", diz.

PUBLICIDADE

O líder petista defendeu o nome do ministro para a disputa. "Desde o começo eu disse que não só em São Paulo, como em todo o Brasil, nós temos que buscar a renovaçao, mas reconheço que a Marta é uma candidata forte, que tem base social, eleitoral, tem apoios importantes dentro do PT", disse. "Se ela e o Haddad não chegarem a um consenso, nós vamos ter prévias", completou. Já a senadora  Marta Suplicy (PT), também presente ao mesmo evento em São Paulo, não quis dar entrevista.

Dirceu também duvidou de uma eventual candidatura do ex-prefeito de São Paulo e ex-governador José Serra (PSDB). Em sua avaliação, o tucano vai tentar novamente a disputa pela Presidência da República em 2014. "Eu acho que o PSDB sempre tem chance porque é um partido forte na capital e no Estado. Mas o PT já venceu duas eleições em São Paulo e tem chance também", destacou. Ele considera que o próprio PSDB esteja pensando em renovação. "É o que eu sinto conversando com lideranças do PSDB", declarou.

"Precisa ver qual posição o prefeito (Gilberto) Kassab (PSD) vai adotar, o (Gabriel) Chalita (PMDB) tem 15% de votos. Vai ser uma eleição muito disputada. Ainda tem Netinho...", ponderou. Ele descartou uma eventual candidatura do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) e considera que Kassab deve apoiar ou o vice-governador do Estado Afif Domingos (PSD) ou o secretário municipal de Meio Ambiente Eduardo Jorge (PV).

Dirceu partcipou nesta segunda-feira, 19, do lançamento do site Brado Retumbante, idealizado pelo jornalista Paulo Markun. Também estiveram presentes ao evento, que aconteceu no Museu da Imagem e do Som em São Paulo, o vereador Agnaldo Timóteo (PR), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), o vereador Netinho de Paula (PCdoB) e o ex-locutor Osmar Santos, entre outros.

Publicidade

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.