PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Dilma responde a artigo de bispo que defendeu boicote à candidatura dela

Anne Warth

Por Camila Tuchlinski
Atualização:

A candidata da PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, respondeu hoje a um artigo publicado no site da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), assinado por d. Luiz Gonzada Bergonzini, bispo de Guarulhos (SP), recomendando o boicote à candidatura dela por causa da defesa do aborto nos casos permitidos por lei. O texto, intitulado "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus", foi publicado na segunda-feira (19), mas não está mais disponível para leitura no site da CNBB.

PUBLICIDADE

No artigo, d. Luiz diz não pertencer a nenhum partido, mas ressalta que, como bispo, "denunciamos e condenamos como contrárias às leis de Deus todas as formas de atentado contra a vida, dom de Deus, como o suicídio, o homicídio, assim como o aborto, pelo qual, criminosa e covardemente, tira-se a vida de um ser humano, completamente incapaz de se defender". "Já afirmamos muitas vezes e agora repetimos: não temos partido político, mas não podemos deixar de condenar a legalização do aborto", diz o texto. "Isto posto, recomendamos a todos verdadeiros cristãos e verdadeiros católicos a que não deem seu voto à senhora Dilma Rousseff e demais candidatos que aprovam tais "liberações", independentemente do partido a que pertençam."

Em entrevista à rádio Marano, de Garanhuns (PE), concedida nesta manhã, Dilma afirmou que a posição de d. Luiz não representava a da CNBB como um todo. "Até onde eu sei não é a posição da CNBB", disse. A candidata avaliou que o aborto não deve ser tratado como uma questão religiosa, mas de saúde pública.

Ela defendeu que o governo cumpra a lei e faça o procedimento em estabelecimento de saúde públicos nos casos estabelecidos por lei - estupro e risco de morte para a mãe. "O que nós defendemos é o cumprimento estrito da lei, que prevê casos em que o aborto deve ser feito e provido pelo Estado", disse, ressaltando que mulheres com melhores condições fazem abortos em clínicas, enquanto as menos favorecidas acabam recorrendo a técnicas perigosas, como o uso de agulhas de tricô.

"Não conheço nenhuma mulher que ache aborto uma coisa maravilhosa. Não se deve tratar a questão como religiosa, mas de saúde pública", afirmou. "(O bispo) parte de pressuposto incorreto. Tanto eu quanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não somos pessoas que acham que o aborto é algo para se falar que se defende. O aborto é uma violência contra corpo de mulher."

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.