Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Dilma define nos próximos dias sua agenda no Forum Social Mundial

Roldão Arruda, de O Estado de S.Paulo

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Ainda não está definida a agenda de Dilma Rousseff no Fórum Social Mundial Temático 2012, que acontece no Rio Grande do Sul, entre os dias 24 e 29 deste mês. A costura final da participação da presidente deverá ser feita, na semana que vem, pelo ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência da República, e o Itamaraty. A definição depende da confirmação da presença de outros presidentes.

PUBLICIDADE

Os organizadores haviam previsto inicialmente uma mesa de cúpula, no dia 25, que reuniria, além de Dilma, os presidentes do Paraguai, Uruguai e Argentina. Até agora, porém, só parece garantida a participação do uruguaio José Mujica. Não está descartada a possibilidade de Dilma aparecer no último dia para a cerimônia de encerramento.

Embora já tenha participado de edições anteriores do evento, na condição de ministra, essa será a sua estr eia como presidente. No ano passado, quando o fórum se reuniu em Dacar, no Senegal, ela preferiu não participar. Uma das estrelas do evento foi o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O tema do Fórum Social Temático 2012 será Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental. Deverá funcionar como um ensaio para a Cúpula dos Povos, reunião alternativa à cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece em junho, no Rio de Janeiro.

A edição deste ano do fórum não ficará concentrada em Porto Alegre, como ocorreu em anos anteriores. Os eventos serão distribuídos também pelas cidades de Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Os organizadores acreditam que o número de inscritos chegue a 10 mil. Já o total de participantes, porém, pode alcançar a marca de 30 mil.

Publicidade

 

 Foto: Estadão
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.