Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Dilma decide nomear Ideli Salvatti para articulação política; Luiz Sérgio vai para Pesca

Christiane Samarco e Leonencio Nossa

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

A presidente Dilma Rousseff comunicou nesta sexta-feira, 10, ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e ao vice-presidente da República, Michel Temer, que decidiu nomear a ministra da Pesca, Ideli Salvatti, para a Secretaria de Relações Institucionais, órgão de articulação política do governo junto ao Congresso. Ideli entrará no lugar do deputado Luiz Sérgio, do PT do Rio de Janeiro, que, por sua vez, substitui Ideli na Pesca. A posse acontece na próxima segunda-feira, 13.

PUBLICIDADE

Dilma destacou a lealdade e a firmeza de Ideli em favor do governo, quando a então senadora foi a líder do governo no Congresso na gestão de Luiz Inácio Lula da Silva. Temer e Sarney disseram à presidente que ela pode contar com o PMDB seja quem for o novo ministro.

A escolha de Ideli para fazer a articulação política do governo com o Congresso frustrou líderes da bancada petista na Câmara, que reivindicavam a indicação para o cargo, segundo fontes do governo. Entre os que pleiteavam o cargo estava Cândido Vaccarezza, líder do governo na Câmara, e Marco Maia, presidente da Câmara. Com essa definição, Dilma quis deixar claro que tem o controle do seu governo, ainda segundo fontes.

Com a saída de Antonio Palocci da chefia da Casa Civil, Sérgio virou alvo de críticas cada vez mais fortes dentro até de seu próprio partido. Isso porque Palocci é quem cuidava efetivamente da articulação política no governo de Dilma. A sua demissão e substituição por Gleisi Hoffmann, de perfil mais técnico e que foi encarregada de se ater à gestão de projetos, fez crescer a pressão em cima de Sérgio.

Leia a íntegra da nota da Presidência sobre a troca de ministros, divulgada na tarde desta sexta:

Publicidade

"A Presidenta Dilma Rousseff convidou hoje a ex-senadora Ideli Salvatti para assumir a chefia da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O ministro Luiz Sérgio será o novo titular do Ministério da Pesca e Aquicultura. A presidenta dará posse aos ministros em suas novas funções na próxima segunda-feira, 13/6."

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.