PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Delegados de São Paulo rebatem declaração de Serra sobre salários

 A Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adpesp) divulgou nota à imprensa rebatendo declaração dada pelo candidato tucano à Presidência, José Serra, em visita a Salvador na última sexta-feira, 13. Segundo ele, seria uma 'bobagem' a afirmação feita por sua rival, a petista Dilma Rousseff, também na sexta-feira, de que os delegados de São Paulo seriam os mais mal pagos do País.

Por Jennifer Gonzales
Atualização:

Assista ao vídeo em que Serra rebate Dilma

Leia abaixo a nota a Adpesp:

PUBLICIDADE

"Nota de esclarecimento

Sobre a declaração do candidato à presidência José Serra, que disse ser mentira a informação divulgada pela também candidata Dilma Rousseff, de que os salários dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo são os piores do país

 Diferente do que disse na última sexta-feira (13) o candidato à presidência José Serra, os salários dos delegados de polícia do estado de São Paulo, o estado mais rico do país, são os piores da nação, sim. Clique aqui para ver a tabela, com as suas respectivas fontes.

Publicidade

E isso não é "bobagem", é apenas uma das aberrações da situação da Segurança Pública paulista. Além da baixa remuneração, hoje são apenas 3,2 mil delegados para os 42 milhões de habitantes. Sem contar que 30% das delegacias do Estado de SP não contam com delegados titulares.

Essa não é a primeira vez que José Serra ignora a situação. Inúmeras foram as investidas dos delegados em conversar sobre reestruturação. Em 2008, o então governador assistiu à maior greve da história da Polícia Civil (59 dias) com a promessa de reformas em dois anos, o que não ocorreu. As propostas estão no Palácio dos Bandeirantes e visam à melhora de condições na carreira e estruturais.

Recentemente, o governo paulista aprovou o Adicional de Local de Exercício (ALE). O benefício traz ironias como tornar a arrecadação do imposto de renda maior do que o aumento. Vale destacar, também, que o adicional será pago integralmente em apenas cinco anos. O que fica de certeza com o ALE é que pelo menos até 2014 os delegados paulistas continuarão tendo o pior salário do Brasil.

PSDB está processando novamente delegados de polícia - no mesmo dia em que José Serra disse ser "bobagem" a questão salarial dos delegados, o Tribunal Regional Eleitoral de SP, a pedido do partido e seus coligados nas eleições, entrou com um Mandado de Suspensão de campanha publicitária (www.adpesp.org.br/campanha) da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de SP - Adpesp. Alega-se que a Associação esteja fazendo propaganda eleitoral negativa.

Contudo, os números divulgados, como a remuneração, são oficiais. Por isso, a Adpesp reforça que é apartidária e está, como sempre esteve, preocupada apenas em tornar o mínimo razoável as condições de trabalho dos delegados de SP.

Publicidade

Marilda Pansonato Pinheiro, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo - Adpesp"

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.