Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Dárcy Vera (PSD) é reeleita prefeita de Ribeirão Preto (SP)

Rene Moreira, especial para o Estado

PUBLICIDADE

Por João Coscelli
Atualização:

RIBEIRÃO PRETO - Como previram as pesquisas, a prefeita Dárcy Vera (PSD) foi reeleita para administrar a Prefeitura de Ribeirão Preto (SP) neste domingo, 28. Mas a diferença para o adversário - Duarte Nogueira (PSDB) - foi bem menor que o esperado. A disputa foi acirrada, mas ela venceu o segundo turno ao obter 155.265 votos, o equivalente a 51,97% do total de votos, contra os 143.516 votos (48,03%) do tucano.

PUBLICIDADE

Dárcy da Silva Vera, como é seu nome de batismo, tem 45 anos e nasceu no município de Indiaporã (SP). Antes de entrar na política, trabalhou como radialista, tendo na comunicação sua área profissional. Em 2008 se tornou a primeira prefeita da história de Ribeirão, quando concorrendo pelo DEM obteve 52% dos votos válidos.

No primeiro turno desta eleição de 2012 ela recebeu mais de 140 mil votos. Durante toda a campanha ela manteve algumas tradições das disputas anteriores, como o uso da cor de rosa nas roupas e nos materiais de propaganda. Inclusive, foi vestindo rosa que Dárcy votou neste domingo na Escola Estadual Hermínia Gugliano, no bairro Vila Tibério.

A prefeita acompanhou a apuração em um clube na cidade e comemorou muito a vitória. "Vou continuar me posicionando e lutando pelo que há de melhor para nossa cidade, buscando verba, fazendo as grandes obras e também as pequenas nos bairros". Mas, para o segundo mandato, terá de resolver algumas questões que não conseguiu nos quatro primeiros anos. Entre os desafios, está o de garantir a ampliação do Aeroporto Leite Lopes, fazendo para isso as desapropriações necessárias no entorno da pista, o que inclui a retirada de favelas.

Franca. Alexandre Ferreira (PSDB) foi eleito o novo prefeito de Franca, cidade na região de Ribeirão Preto e que soma 330 mil habitantes. Ele obteve 95.267 votos (57,98% do total) ao bater Graciela de Lourdes David Ambrósio (PP), que somou 69.054 votos (42,02%).

Publicidade

Ferreira é veterinário e foi secretário de Saúde na gestão do atual prefeito Sidnei Rocha (PSDB). Mesmo as seguidas críticas dos adversários ao setor conseguiram impedir sua eleição. Sem nunca ter participado de uma disputa política, ele chegou à vitória tendo o prefeito como seu maior cabo eleitoral. "Vamos manter a mesma linha de trabalho, mas acertando algumas questões que precisarem ser melhoradas", afirmou.

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.