PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

CGU vai investigar omissão na compra de Pasadena

Mariana Sallowicz

Por Lilian Venturini
Atualização:

Rio - O ministro-chefe da Controladoria Geral da União (CGU), Jorge Hage, afirmou nesta segunda-feira, 24, que o órgão irá instaurar um processo disciplinar, com caráter punitivo, para investigar a omissão de informações ao Conselho Administrativo da Petrobrás sobre a compra da refinaria de Pasadena (EUA). A decisão ocorreu após divulgação de nota do Palácio do Planalto, em que Dilma Rousseff (PT), que era presidente do Conselho, chama o resumo técnico apresentado de "falho".

PUBLICIDADE

"Já vínhamos acompanhando (a compra de Pasadena) através da nossa área de auditoria, mas a partir da nota do Planalto, em resposta ao Estado de São Paulo, onde fica colocada a questão de omissão de informações ao Conselho Administrativo por parte de um diretor da Petrobrás, é evidente que a controladoria não pode deixar de determinar a apuração das responsabilidades, a individualização das responsabilidades e apuração dos prejuízos", afirmou a jornalistas em evento no Rio.

O resumo técnico foi elaborado por Nestor Cerveró, ex-diretor da área internacional. Ele foi demitido na semana passada da diretoria financeira da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobrás.

Hage afirmou que entrou em contato com a presidente da Petrobrás, Graça Foster, no mesmo dia da divulgação da nota do Planalto, consultando-a se já havia uma apuração interna sobre o caso. "Não tinha investigação interna formal sobre Pasadena na Petrobrás. Tinha um levantamento das informações, mas não tinha processo investigativo formal".

De acordo com o ministro, a Petrobrás vai encaminhar nos próximos dias levantamento sobre as providências tomadas internamente sobre o caso, além de informações sobre o contrato e as atas das reuniões do Conselho. A auditoria da CGU tinha recebido resumos das atas, mas não a íntegra.

Publicidade

Segundo Hage, a partir daí será decidido se será instaurada uma comissão da CGU ou se o processo correrá em parceria com a direção da Petrobrás. "É o que falta ser feito."

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.