PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Candidatos à Prefeitura de Sorocaba trocam farpas durante debate

O Estado de S. Paulo

Por Bruno Siffredi
Atualização:

Os candidatos à Prefeitura de Sorocaba, no interior de São Paulo, Renato Amary (PMDB) e Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) trocaram farpas no último debate do segundo turno das eleições municipais na noite desta sexta-feira, 26. No encontro, promovido pela Rede Globo e transmitido ao vivo após as 23h, os dois candidatos - ambos ex-prefeitos - abordaram temas como saúde, educação, lazer, entre outros.

PUBLICIDADE

Já no início do debate, Pannunzio acusou Amary de não ser ético em sua campanha eleitoral. Ele reclamou do uso de uma reportagem na propaganda do adversário e afirmou que houve montagem para prejudicá-lo. "Não se faz campanha ética com mentiras e falsidades", disse. Amary se defendeu e alegou que o material usado foi divulgado em sua campanha na íntegra. Ele também atacou o adversário ao afirmar que a campanha dele fez panfletos apócrifos sobre a integridade de Amary e de sua família.

Amary perguntou se Pannunzio fará empréstimo em dólar para fazer obras viárias no município, assim como, segundo ele, fez o prefeito Vitor Lippi (PSDB). Pannunzio disse que empréstimo em dólar feito por Lippi não custou mais caro do que um empréstimo feito em bancos brasileiros e que essa foi a melhor alternativa encontrada por Lippi para fazer as obras viárias e melhorar o trânsito na cidade.

A melhora na área da saúde e na educação foram outros temas enfatizados pelos candidatos. Amary criticou a área da saúde de Sorocaba ao afirmar que o setor em questão "não tem apenas falhas, mas está em caos. Principalmente no que diz respeito ao acesso para os mais carentes". Pannunzio afirmou que, se eleito, seu governo terá projetos de ampliação do programa de saúde da família, além da construção de hospitais público nas zonas norte e leste.

Sobre educação, Pannunzio afirmou que Amary só entregou 3 creches em oito anos de governo. Ao ser questionado sobre o tema, Amary afirmou que fez 39 escolas e três creche e que Pannunzio fez 17 creches e uma escola quando governou Sorocaba. Amary disse que nos últimos oito anos o ensino da cidade regrediu. Segundo ele, mais de 40% do ensino fundamental deve ser trazido para o município. Ele disse que vai construir mais Units (Universidade do Trabalhador em Sorocaba).

Publicidade

Pesquisa. Na última pesquisa Ibope, divulgada no dia 15, mostra Amary com 44%, cinco pontos à frente de Pannunzio, que tem 39%. Veja também como foram os debates em São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto.

Veja como foi a cobertura minuto a minuto:

23h55 - Termina o debate entre os candidatos  Renato Amary (PMDB) e Antonio Carlos Pannunzio (PSDB).

23h51 - Pannunzio disse que irá ampliar a presença dos centros esportivos e integrar esses espaços. Para ele, centro esportivo não deve ter fechado e os frequentadores não devem usar carteirinha para entrar nos centros esportivos.

23h48 - Amary disse que fez 14 quadras esportivas e cobriu 24 quadras esportivas. Desapropriei a área para o centro olímpico.

Publicidade

23h47 - Amary pergunta sobre o que será feito na área de esportes se Pannunzio for eleito. Amary aproveito para lembrar que fez o centro olímpico.

23h45- Amary diz que a saúde em Sorocaba não tem apenas falhas, mas está em caos. Principalmente no que diz respeito a acesso a para os mais carentes. Ele disse que os médicos são mal remunerados.

23h43 - Pannunzio afirmou que, se eleito, seu governo terá projetos de ampliação do programa de saúde da família,a construção de um hospital público na zona norte e uma unidade na zona leste, além da reorganização no setor da saúde, que será divido em seis setores diferentes.

23h41 - Amary quer saber de Pannuzio sobre o que será feito na área da saúde.

23h41 - Amary disse que já pediu desculpas por falhas do equipamento que foi entregue, dos ladrilhos que foram entregues. "Compramos ladrilhos antiderrapantes e colocamos dois caminhões que vieram com produtos não qualificados e buscamos alternativas para trocar esse piso e realmente aconteceram acidentes. O problema é que seu candidato arrebentou tudo". Ele disse que Lippi trocou todo o piso.

Publicidade

23h39 - Pannunzio pergunta: A troca do piso na região central custou caro a saúde dos sorocabanos porque não admite que errou?

23h35 - Termina o segundo bloco do debate.

23h31 - Amary disse que já construiu 29 escolasque nos últimos oito anos o ensino em Sorocaba voltou para trás. Segundo ele, mais de 40% do ensino fundamental deve ser trazido para o município. Ele disse que vai construir mais Units nas zonas sul e leste.

23h30 - O ensino médio na cidade é muito mais fiscalizado entre os pais de alunos por isso nós vamos enfatizar e levar adiante essa municipalização completa. Vamos dar prioridade para colocar escolas profissionalizantes a quarta ETEC para Sorocaba.

23h29 - Amary pergunta qual o plano de governo para a educação.

Publicidade

23h27 -O  próximo tema do debate é educação.

23h25 - Pannunzio afirmou que não entende como o combate as drogas deva ser feito com repressão policial. Para ele a parte mais importante é com a reabilitação e a assistência social com as famílias. "Eessa parte seu governo fracassou", disse. A Guarda Municipal deve atuar junto com as polícias Civil, Militar e Federal fazendo ronda. Ele enfatizou que o trabalho social será enfatizado.

23h23 - Amary diz que criou junto com a Polícia Militar um programa para ajudar a combater as drogas quer saber de Pannunzio qual projeto para combater as drogas no município

23h21 - Começa o segundo bloco do debate. Candidatos farão perguntas com temas determinados. O primeiro tema é combate as drogas.

23h18 - Amary garantiu que não fará empréstimo em dólar.

Publicidade

23h17 - Pannuzio diz que o empréstimo em dólar não custou mais caro do que custaria um empréstimo financiado pelos bancos brasileiros e que foi a melhor alternativa encontrada por Lippi para fazer as obras viárias e melhorar o trânsito na cidade.

23h15 - Amary pergunta para Pannuzio sobre o que será feito em Sorocaba para o trânsito. Ele perguntou se Pannunzio fará empréstimo em dólar para concluir obras viárias como fez o prefeito Vitor Lippi (PSDB).

23h13 - Pannunzio pergunta o que Amary fará pela área cultural. Amary disse que fez vários cursos culturais e transformou a orquestra sinfônica fosse de músicos de Sorocaba. Ele disse que vai ampliar as ações culturais já existentes.

23h13 - Pannunzio disse que as 39 escolas citadas por Amary no debate foram construídas com recurso do estado pelo processo de municipalização do ensino fundamental. Pannunzio que pretende fazer a municipalização completa das escolas.

23h12 - Amary disse que fez 39 escolas e três creche e quePannuzio fez 17 creches e uma escola. "Eu vou fazer quantas creches forem necessárias para não deixar nenhuma criança fora das creches".

Publicidade

23h10 - Pannunzio diz que já fez 17 creches quando governou Sorocaba há 20 anos atrás e que o atual governo já entregou 10 creches e tem mais 12 ou 13 em processo de finalização. Ele disse que Amary só entregou 3 creches em oito anos de governo.

23h08 - Amary pergunta para Panunzzio se ele vai fazer 20 creches que prometeu e se esse número vai atender a quantidade de crianças que fora das creches e "se as 10 creches que o atual governo começoue não concluiu está neste pacote".

23h08 - Amary afirmou que a campanha de Pannunzio fez panfletos apócrifos sobre a integridade dele.

23h07 - Pannunzio acusou Amary de não responder a pergunta feita e disse que há de falta de ética e disse que a reportagem de um jornal foi adulterada na campanha dele. "Não se faz campanha ética com mentiras e falsidades", disse.

23h07 - "Política é cuidar bem da população. É não enganar a população. É não mentir para a população". Amary falou que se preocupa em arrumar creches para as crianças e melhorar o atendimento médico.

Publicidade

23h06 - Pannunzio pergunta para Amary o que é política para ele e quais os princípios éticos colocados para sua equipe decampanha.

23h04 - Os candidatos e as regras do debate são apresentadas.

23h03 - Começa o debate do segundo turno entre os candidatos a prefeito de Sorocaba.

 

 Foto: Estadão

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.