PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Campanhas de PT e PSDB trocam farpas virtuais via Twitter

José Orenstein

Por Jennifer Gonzales
Atualização:

Lugar de manifestação política sempre foi a rua. Mas, nesta campanha eleitoral, as vias que formam a rede mundial de computadores estão sendo invadidas por militantes.

PUBLICIDADE

Nesta terça-feira, 10, a disputa entre PSDB e PT não foi pelas praças e avenidas das cidades, mas pelo primeiro lugar no trending topics do Twitter - ferramenta que mede as palavras ou expressões mais citadas no microblog em tempo real pelo mundo ou em determinado país.

Durante todo o dia, a expressão "Dilma Rousseff" esteve na lista do trending topics no Brasil, assim como "CALA BOCA DILMA". De um lado, o nome da candidata do PT à Presidência é insuflado pela militância do partido na rede, animada por Marcelo Branco  - o coordenador da campanha petista na internet. De outro, a expressão que dominou o Twitter na época da Copa do Mundo - "CALA BOCA GALVÃO" - é adaptada contra Dilma e propagandeada pela conta Rede Mobiliza, que cuida da campanha tucana na web.

Em novo episódio dessa efêmera e frenética disputa eleitoral que tem se travado diariamente no Twitter, os dois oponentes trocaram farpas virtuais. Marcelo Branco acusou os tucanos de terem programado um "script" - ferramenta de automação de funções - para que as mensagens contra Dilma fossem retuitadas. Segundo Branco, é uma atitude amadora e demonstra falta de "netiqueta" - neologismo para a etiqueta na internet.

O Rede Mobiliza respondeu de pronto, devolvendo as acusações de amadorismo ao petista, que supostamente "escreve e depois apaga". E em seguida chamou Branco para debate:

Publicidade

Marcelo Branco então respondeu com provocação:

O Rede Mobiliza ainda retrucou ironizando a postura de Branco: "Aparentemente a militância petista segue o exemplo da chefinha, não gostam de um debate...". E Branco, por sua vez,escreveu que preferia "ignorar os trolls" - jargão internetês para, segundo a Wikipedia, "pessoa cujo comportamento tende sistematicamente a desestabilizar uma discussão".

Entre bits e tweets, as tais novas mídias vão arquitetando suas arenas políticas - resta saber como se encaminha o debate dentro delas.

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.