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Campanha de Dilma cria central antiboato para combater ataques na internet

Ricardo Chapola

07 de outubro de 2010 | 18h54

Gustavo Uribe

 A campanha do PT à sucessão presidencial deflagrou esforço concentrado para evitar que boatos eleitorais prejudiquem a candidata Dilma Rousseff no segundo turno da disputa eleitoral. O primeiro passo nessa direção foi dado nesta quarta-feira, 6, no site oficial da presidenciável. A equipe de mobilização digital da campanha petista criou uma espécie de central antiboatos, para a qual foi dado o nome de “em nome da verdade”.

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Imagem: Reprodução

 O objetivo é dirimir correntes de e-mails com informações falsas sobre a candidata que teriam tido impacto negativo no desempenho de Dilma nas urnas, levando a disputa presidencial para o segundo turno.

A iniciativa, coordenada pela equipe de comunicação da campanha de Dilma, reforça o trabalho da Pepper Comunicação, que já era responsável por rebater e-mails de campanha falsos.

O secretário nacional de comunicação do PT, André Vargas, explica que a decisão de dispersar informações que esclareçam os boatos eleitorais surgiu nesta semana, em reuniões de campanha após o primeiro turno. “Nós somos vítimas de uma campanha orquestrada de desconstrução de imagem”, critica o petista, segundo o qual o PT utilizará ainda outros meios digitais para responder aos ataques na rede.

A expectativa é de que informações que esclareçam os boatos eleitorais sejam dispersadas também em blogs e redes sociais, pela equipe do coordenador de conteúdos digitais da campanha do PT, Marcelo Branco. “Faz parte da nossa tarefa informar e não deixar que as pessoas acreditem nesses boatos”, explica Helena Chagas, coordenadora da assessoria de imprensa de Dilma Rousseff.

No site, a campanha da petista conclama os internautas a divulgar e combater “os boatos na web”. A primeira informação divulgada pela central responde o boato de que a candidata do PT teria dito em comício, no primeiro turno, que nem mesmo Jesus Cristo tiraria a sua vitória. “Dilma nunca disse tal frase, nem nada parecido! Dilma é católica, batizada e crismada”, defende a campanha.

Em seguida, o site desmente outras informações repassadas por e-mail, como que o PT seria favorável ao aborto, que Dilma está proibida de entrar nos Estados Unidos ou que a candidata, se eleita, irá realizar uma reforma previdenciária, a qual poderia prejudicar os aposentados. “Dilma vai com frequência aos Estados Unidos”, escreveu a campanha, no site.

Tucanos também tem central antiboato

A candidata do PT não é a primeira a lançar mão de uma central para rebater boatos de campanha. No primeiro turno, a equipe de seu adversário na disputa, José Serra (PSDB), criou um espaço para responder a informações divulgadas pela internet, como de que um eventual governo do PSDB acabaria com o Programa Bolsa Família e privatizaria a Petrobras. A campanha tucana também pedia aos internautas que avisassem caso ouvissem ou lessem algum boato e criou até mesmo um perfil na rede de microblogs Twitter para responder às informações (@combataoboato).

Os dois dispositivos não são operados desde agosto, quando a candidata do PT deu início à sua escalada nas pesquisas de opinião, ultrapassando o concorrente José Serra.

A estratégia de criar um espaço na internet que esclareça informações de campanha errôneas foi popularizada durante as últimas eleições à sucessão presidencial nos Estados Unidos, pela campanha do então candidato democrata Barack Obama.

O canal http://fightthesmears.com/, que fazia parte dos sites e blogs de campanha coordenados pela empresa americana Blue State Digital, respondia a boatos de internet e a ataques de adversários, reafirmando propostas do candidato. A Blue State é parceira da Pepper Comunicação, empresa responsável pela campanha do PT na internet.

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