Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Câmara rejeita pedido de aposentadoria por invalidez de Genoino

Para junta médica, doença cardíaca não resulta em 'incapacidade', mas ex-deputado continua recebendo aposentadoria de R$ 20 mil por contribuição com previdência da Casa

PUBLICIDADE

Por Lilian Venturini
Atualização:

 

Daiene Cardoso

PUBLICIDADE

Brasília - A Câmara dos Deputados rejeitou o pedido de aposentadoria por invalidez do ex-deputado José Genoino (PT-SP), preso por envolvimento no mensalão. Em laudo divulgado nesta sexta-feira, 4, a junta médica considerou que o petista não apresenta cardiopatia grave que "resulte em incapacidade laborativa definitiva".

O documento, assinado por quatro médicos, diz que "o periciado não é portador de invalidez para atividades laborativas". O ex-deputado entregou nesta semana novos exames para tentar reverter a decisão prévia de indeferir o pedido, mas os médicos concluíram que, embora seja hipertenso e sofra de problemas cardíacos, o petista não estaria impedido de trabalhar. Com a decisão, o pedido de Genoino será arquivado.

O pedido foi feito em setembro do ano passado, meses depois de o então parlamentar ser submetido a uma cirurgia no coração e ficar internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

O ex-deputado continuará recebendo uma aposentadoria de R$ 20 mil por tempo de contribuição com a previdência da Câmara. O petista renunciou ao mandato na Câmada em dezembro do ano passado, depois de ter decretada sua ordem de prisão.

Publicidade

 

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.