Brasil tem cada vez mais destaque no exterior, afirma Dilma
As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Brasil tem cada vez mais destaque no exterior, afirma Dilma

Lilian Venturini

26 de setembro de 2011 | 12h04

Agência Estado

A presidente Dilma Rousseff afirmou, no programa de rádio “Café com a Presidenta” desta segunda-feira, 26, destacou o respeito que as posições brasileiras vêm ganhando no exterior e defendeu a necessidade de envolver todos os países na busca de uma saída para crise econômica internacional. Na semana passada, Dilma discursou na abertura da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York.

 

“Eu estava representando ali o Brasil, um país que vem tendo cada vez mais destaque no cenário internacional”, afirmou. “A força do nosso país e as opiniões do nosso povo estão sendo cada vez mais respeitadas lá fora.”

Dilma lembrou que abordou a crise financeira mundial em seu discurso e a necessidade de haver ação conjunta para enfrentá-la. “Falei da crise econômica internacional porque o mundo vive um momento muito delicado”, comentou. “É uma crise financeira que nasceu nos países mais ricos e está deixando milhões e milhões de desempregados em todo o mundo, em especial nos países mais ricos. A posição defendida pelo Brasil na ONU é de que a saída para a crise econômica mundial deve ser discutida por todos os países juntos.”

O discurso de abertura do encontro da ONU é tradicionalmente reservado ao Brasil, mas Dilma foi a primeira mulher da história a abrir uma Assembleia Geral das Nações Unidas. A presidente salientou que “os caminhos para a participação da mulher estão cada vez mais abertos no mundo inteiro”, mas avaliou que ainda há muito o que avançar. “A ONU Mulheres, liderada pela ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, é um passo importante para coordenar as ações e políticas de apoio às mulheres em todo o mundo”, afirmou.

 

Mais conteúdo sobre:

Brasil no exteriorDilma na ONU