Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

BR - TSE acata queixa contra divulgação antecipada da eleição no exterior

Célia Froufe e Mariângela Gallucci, de Brasília

PUBLICIDADE

Por Ricardo Chapola
Atualização:

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Joelson Dias acatou o pedido da coligação 'Para o Brasil seguir mudando', da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, de suspender divulgação na internet sobre o resultado das eleições presidenciais brasileiras em segundo turno no exterior. De acordo com o documento divulgado há pouco pelo Tribunal, a coligação salientou que o próprio TSE informou em seu site que os primeiros números de apuração só serão divulgadas a partir das 19 horas.

PUBLICIDADE

A coligação pediu que o TSE notifique as empresas que divulgarem essas informações e que se adotem "medidas judiciais cabíveis". O ministro Dias destacou que os resultados para o cargo de presidente, de acordo com resolução do TSE, serão liberados apenas a partir das 17 horas do fuso horário do Acre. Isso equivale às 19 horas da maioria dos estados brasileiros.

Os advogados da coligação que apoia a candidatura de Dilma reclamaram do Universo Online (UOL) e pediram ao TSE para que determine à empresa retirar de seu site a informação de que 81,4% dos eleitores brasileiros que votam na China teriam escolhido José Serra (PSDB). De acordo com os advogados, a notícia foi veiculada às 8h45 de hoje. Para a defesa, embora a eleição tenha terminado em vários países, os resultados somente podem ser divulgados após às 19 horas, quando será concluída a votação no Brasil.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.