As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

BR – Eleitores do AC também decidirão sobre fuso horário neste domingo

Bruno Siffredi

31 de outubro de 2010 | 10h45

Fonte: TSE

Os eleitores do Acre também decidirão neste domingo, 31, além de votar para presidente da República, sobre a manutenção do fuso horário no Estado, que será realizado logo após o voto para presidente, segundo o Tribunal Superior Eleitoral.

O referendo foi proposto por um Decreto Legislativo do Senado Federal com o objetivo de consultar a população do estado sobre a alteração no fuso horário local estabelecido pela Lei 11.662/2008. Desde o início do ano, o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC) editou resoluções e realizou audiências públicas para esclarecer a população sobre o referendo.

Com a mudança prevista nessa lei, o Acre passou a ter menos quatro horas a partir do fuso horário de Greenwich. A partir de Brasília, o estado que tinha duas horas a menos passou a ter apenas uma hora a menos. Caso a maioria dos eleitores decida pelo “NÃO” no referendo, a lei será revogada e o horário voltará a ser como antes: duas horas a menos que Brasília.

Urnas distintas

Os eleitores terão duas urnas para colher o voto. Na primeira, ele terá de decidir entre os candidatos José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) para ocupar o cargo de presidente da República.

Na segunda urna, o eleitor poderá escolher a opção 55 para dizer “SIM” ao referendo e 77 para dizer “NÃO”. Além das opções “SIM” e “NÃO”, o eleitor poderá votar em branco, utilizando a tecla “BRANCO”.

Embora sejam em urnas diferentes, as duas votações ocorrem na mesma seção eleitoral. Cada eleitor receberá dois comprovantes de votação: um relativo ao referendo e outro ao segundo turno das eleições.

Tudo o que sabemos sobre:

Acre

publicidade

publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.