Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

BOCA DE URNA: Jonas Donizette (PSB) é o novo prefeito de Campinas (SP)

Ricardo Brandt, de O Estado de S. Paulo

PUBLICIDADE

Por João Coscelli
Atualização:

CAMPINAS - Pesquisa boca de urna realizada pelo Ibope aponta que o candidato Jonas Donizette (PSB) é o novo prefeito eleito de Campinas, terceira maior cidade de São Paulo. O levantamento aponta o socialista com 58% dos votos válidos, contra 42% do adversário, Márcio Pochmann (PT).

PUBLICIDADE

O novo prefeito terá como maior missão arrumar a casa, após o maior escândalo de corrupção da história da prefeitura, em 2011, sob a gestão de Hélio de Oliveira Santos (PDT). Dois prefeitos foram cassados, 11 pessoas presas e 28 processados por formação da quadrilha, entre eles a ex-primeira-dama Rosely Santos e o ex-vice-prefeito Demétrio Villagra (PT), por fraudes em contratos, corrupção e desvios de recursos.

Pesquisa Ibope divulgada neste sábado, 27, apontava Jonas com 59% dos votos válidos contra 41% de Pochmann - nome indicado para a disputa pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Foram ouvidas 3 mil pessoas na boca de urna e a margem de erro é de 2 pontos.

Logo cedo ao votar, Jonas, que disputa a prefeitura pela terceira vez, afirmou que o desafio do novo prefeito será colocar a cidade no cenário nacional pelas suas coisas boas e não pelos escândalos políticos.

Guerra de lideranças. Com uma disputa nacionalizada pelo embate entre o PT e eu PSB aliado ao PSDB, a eleição em Campinas foi uma guerra entre lideranças nacionais dos partidos.

Publicidade

Do lado do PT, estiveram à frente da batalha o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff. Do lado do PSB, o presidente nacional do partido, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), e o senador Aécio Neves (PSDB-MG), importantes forças na disputa eleitoral de 2014.

O candidato do PSB deve ser pronunciar por volta das 19h30. A expectativa do juiz eleitoral de Campinas, Nelson Augusto Bernardes, é de que antes das 20h todas as urnas já tenham sido contabilizadas. Terceiro maior colégio eleitoral de São Paulo, Campinas tem 758 mil eleitores.

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.