Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Assembleia de SP libera para consulta e reprodução mais de 350 mil documentos históricos

 A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo lança nesta terça-feira, 1º de março, um novo serviço que tornará disponíveis, para consulta e reprodução pela internet, mais de 350 mil páginas de documentos originais relativos aos períodos Império (desde 1819), República Velha e Anos 1930. O material digitalizado trata de urbanização, obras públicas, expansão da malha ferroviária e rodoviária, o crescimento da atividade econômica, as prioridades governamentais em cada época, o funcionamento do Legislativo, o papel das igrejas como centros públicos, educação, saúde, finanças, escravidão, imigração, índios, etc

PUBLICIDADE

Por Jennifer Gonzales
Atualização:

 Até agora, os documentos só podiam ser consultados no próprio Acervo Histórico da Assembleia (o que vai continuar). Sua inclusão no Portal (www.al.sp.gov.br) vai facilitar o acesso por parte de pesquisadores, professores, estudantes e qualquer pessoa interessada na história do Estado de São Paulo e na evolução dos municípios, com grande quantidade de informações sobre situações locais e regionais.

Para incentivar a pesquisa sobre a história de São Paulo e divulgar a documentação da Assembleia disponibilizada no Portal, haverá o 1º Concurso de Monografias "A História de São Paulo através dos documentos da Alesp". Poderão concorrer estudantes de 2º grau da rede pública e pesquisadores em geral.

O evento acontece na Assembleia, nesta terça, às 11h30.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.