Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Adversários usam rótulos para evitar debate, diz Marina em tuitaço

Daiene Cardoso

PUBLICIDADE

Por Camila Tuchlinski
Atualização:

A candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, cobrou nesta terça-feira, 20, de seus adversários José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) uma campanha baseada em propostas e "não em ataques pessoais". Para Marina, seus concorrentes usam a estratégia de "rotular" um ao outro para evitar o debate de ideias. A candidata participou, em São Paulo, de um 'tuitaço' em uma lan house em São Paulo - foi a primeira mobilização de sua campanha no Twitter.

PUBLICIDADE

"Quando não se quer debater, faz-se isso, rotula a pessoa dessa ou daquela coisa. Você não precisa dar explicações, basta rotular", disse a candidata, ao comentar a acusação feita pelo vice de Serra, Indio da Costa (DEM-RJ), sobre as relações entre PT e as Farc da Colômbia. "Elevar o tom no nível que estão elevando, sai do plebiscito para ver quem tem o melhor currículo e o melhor passado, para o plebiscito de quem faz mais baixaria e, nesse jogo, eu não vou entrar", afirmou.

Marina classificou a troca de acusações de "atitude destrutiva" e disse que não permitirá que sua campanha ataque a honra de seus adversários através da "rotulagem". "Essa forma de querer desconstruir o adversário pelo rótulo não é a melhor política", justificou.

A candidata voltou a acusar seus adversários de extrapolar a legislação eleitoral. "Aqui, em São Paulo, o governador (Alberto Goldman) estava fazendo campanha para o governador Serra, da mesma forma que o presidente Lula tem extrapolado em relação à sua candidata", reclamou. De acordo com Marina, o uso da máquina pública na campanha ocorre pela "falta de capacidade" dos cabos eleitorais de seus adversários em conciliar o direito de fazer campanha e a preservação das instituições públicas. "A regra é para todos", cobrou.

Após deixar uma mensagem aos "tuiteiros" simpatizantes de sua campanha numa lan house,  Marina percorreu a Rua Augusta até a avenida Paulista, na cidade de São Paulo, cumprimentou eleitores e distribuiu panfletos. Entre abraços, beijos e conversas rápidas, Marina tirou uma foto ao lado de uma escultura de Dom Quixote e comparou sua batalha eleitoral ao duelo do herói da literatura espanhola: "a diferença é que ele (Dom Quixote) duelou com gigantes que achavam que eram moinhos de vento. Eu duelo com moinhos de vento que acham que são gigantes."

Publicidade

 
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.