Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Acordo com Irã é "um gol do governo Lula", diz Dilma

Por Bruno Siffredi

PUBLICIDADE

Por Camila Tuchlinski
Atualização:

A pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, afirmou nesta segunda-feira, 17, que o acordo nuclear entre Irã, Brasil e Turquia anunciado neste fim de semana foi "um gol no Oriente Médio".

PUBLICIDADE

"É uma vitória da diplomacia brasileira, mas sobretudo da política externa do governo Lula", afirmou a ex-ministra, em entrevista concedida nesta manhã à rádio CBN.

Segundo Dilma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva "demonstra que sempre que se está disposto a dialogar".

Questionada sobre a possibilidade de Lula ocupar no futuro uma cadeira na ONU, a petista afirmou que "tem que perguntar pra ele". "O Lula tem vínculos muito fortes com o Brasil", ressaltou.

"Tem que ver o que ele quer fazer após o 31 de dezembro", disse.

Publicidade

Dilma afirmou que o presidente "deixa uma marca" na política externa brasileira, porque "se interessou por exemplo na América Latina e criou na América Latina um outro ambiente". A pré-candidata petista disse que Lula "fez o mesmo pela África e agora marca um gol no Oriente Médio", concluiu.

Honduras

"O novo governo de Honduras não foi reconhecido por uma questão de  principio. Não reconhecemos governos que chegam ao poder com golpe de estado", disse a ex-ministra.

Para Dilma, mesmo tendo sido eleito, o novo presidente hondurenho "foi eleito em um ambiente muito precário".

Ouça aqui o trecho da entrevista.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.