PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Dilma lança site, enaltece Lula e diz que 'Serra parece biruta de aeroporto'

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Por Carol Pires

PUBLICIDADE

A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, reuniu-se hoje em Brasília com blogueiros de várias regiões do País para o lançamento do seu site pessoal, o Dilma na web. Foram convidados cinco blogueiros, que fizeram perguntas para a ex-ministra sobre a pré-campanha, as mulheres na política e internet banda larga.

Durante o evento, a pré-candidata enumerou os avanços do governo e tentou colar sua imagem à do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.Também falou de gostos pessoais e revelou o nome de seu primeiro neto: Gabriel. Por fim, em coletiva após o lançamento do site, atacou seu principal adversário na corrida presidencial, o tucano José Serra, cuja atitude na pré-campanha foi classificada como similar a uma "biruta de aeroporto" pela ex-ministra.

Acompanhe os melhores momentos do lançamento:

16h20 - Ao fim do evento de lançamento do seu site, Dilma concedeu entrevista coletiva na qual criticou a pré-campanha de seu principal adversário, o tucano José Serra. Segundo a ex-ministra, Serra "parece biruta de aeroporto", pois, após elogiar os programas sociais do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, criticou hoje o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Questionada se Serra está agindo como lobo em pele de cordeiro, Dilma reagiu: "Está mais para biruta de aeroporto." "Eu acho que é impossível se passar pelo que não é", completou a ministra ao apontar que o PSDB atuou como oposição nos últimos sete anos do governo Lula e, durante este tempo, criticou programas populares como Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida.

Publicidade

16h10 - O evento chega ao fim. Dilma se prepara para coletiva com jornalistas.

16h07 - Numa bateria de perguntas sobre seus gostos, Dilma dá uma informação em primeira mão sobre sua vida pessoal: esses dias, a filha dela, Paula, escolheu o nome do bebê que está esperando. Será Gabriel. É o primeiro neto da ex-ministra. Em outra pergunta, também de um internauta, a pré-candidata deu pistas sobre seus gostos pessoais. Questionada se gosta de novela, ela diz apreciar algumas. "Aquela do sinhozinho malta. Bem-Amado, Irmãos Coragem e Caminho das Índias", respondeu. Sobre o livro do momento, Dilma afirma estar lendo um sobre o Banco Central Americano, mas especifica o nome.

15H50 - "Eu me achava bem feia". A confissão foi uma resposta de Dilma a uma internauta, que perguntou por que a pré-candidata deixou de usar óculos em público. "Te achava bonita", disse a internauta. "Meu nariz não sustenta bem os óculos. Eu geralmente fico com uma marca aqui e aqui", disse, mostrando com o dedo indicador a área no rosto. "Então, eu optei pela lente, principalmente no calor do Brasil, sugiro uma lentezinha. Mas eu sou flexível, viu", respondeu Dilma. "Obrigada pela generosidade", concluiu, "mas eu me achava bem feia". O site Dilma na Web contabiliza, neste momento, 4437 conexões simultâneas, e é um dos tópicos mais comentados no Twitter na última hora.

15h44 - A quarta pergunta foi sobre banda larga. Sem citar nominalmente o Plano Nacional de Banda Larga, Dilma Rousseff disse que "o Brasil mudará quando tivermos banda larga em todos os rincões". "Para isto, é preciso construir todo o projeto, e o governo está em fase final de construir o projeto", completou.

15h39 - Mais uma vez Dilma Rousseff cita o presidente Lula. Desta vez, para responder pergunta de Marco Weissheimer sobre qual é a questão prioritária a ser tratada no País. Resposta da ex-ministra: Educação. "A área prioritária é a educação porque ela é precondição para que a gente rompa esse cíclo de desigualdade que a gente tem no Brasil. Se você tem continuidade na educação significa futuro", disse, para parafrasear uma das máximas do presidente: "Estou convencida de que tratar da educação é tratar a desigualdade na raiz". Dilma ressaltou que, em 2003, quando Lula assumiu o governo, existiam 140 escolas técnicas no Brasil. "De 2003 até o final de 2010, vamos deixar 214".

Publicidade

15h31 - Até agora dois blogueiros fizeram perguntas a Dilma Rousseff. Nas duas respostas ela citou o presidente Lula - evidenciando estratégia da pré-campanha de associá-la o máximo possível com o presidente. Cynthia Semiranis perguntou sobre a importância da mulher na política. Dilma respondeu: "As mulheres vêm lutando há muitas décadas pela sua presença, pelos seus direitos e pelas suas oportunidades no mundo, familiar, político e sociedade em geral." "Quando eu era do governo Lula, tivemos cuidado com este foco. Tanto é que a Bolsa Família é decidido pelas mulheres." Antes, quando falava sobre democracia, ao responder a pergunta de Anapuakã Muniz, ela lembrou frase do presidente Lula: "A democracia não é a consolidação do silêncio, mas a manifestação de múltiplas vozes."

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

15h28 - Anapuakã Muniz pergunta a importância das redes sociais. Dilma responde: "Eu acredito que as redes sociais, o Twitter, os blogs, o Facebook, todos são instrumentos fundamentais para que ocorra este tipo de participação que a internet propicia. A luta das populações indígenas, esses instrumentos podem ser fundamentais para que se ouça os problemas dos índios, da sua ótica do mundo."

15h24 - Dilma abre o lançamento. "Tenho certeza de que este será um canal de comunicação direto entre nós. Eu acredito que neste ano, no Brasil, nós vamos dar uma oportunidade muito maior a todos vocês, internautas, que vão poder participar fazendo perguntas, dando sugestões. É um sonho, pelo menos na cultura ocidental, de ter essa interação. Como na Grécia, quando se reuniam os cidadãos nas praças públicas."

15h13 - Dilma chega vestindo calça e colar vermelhos, a cor do partido. A blusa é preta. No momento, a ex-ministra da Casa Civil está numa sala onde debate com os blogueiros com a mediação de Marcelo Branco, coordenador da pré-candidatura na internet. Os jornalistas aguardam em sala separada, sem acesso a Dilma, e assistem a tudo por meio de um telão.  

 

Publicidade

Conheça os blogueiros que participaram do evento:

Anapuakã Muniz Tupinambá, é um índio blogueiro do RJ  Cynthia Semiramis, de Minas Gerais Marco Weissheimer, do Rio Grande do Sul Túlio Vianna, Minas Gerais Eduardo Guimarães, São Paulo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.