PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações, análises e bastidores do poder

Novo ministro das Cidades assume papel de "destravar engrenagens" da pasta

estadão.com.br

Por Jennifer Gonzales
Atualização:

O novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), tomou posse na tarde desta segunda-feira, 6, e assumiu o papel de "destravar as engrenagens" da pasta. Ribeiro afirmou em seu discurso que sua prioridade será a gestão, e disse ser capaz de aliar a atividade política ao rigor técnico.

PUBLICIDADE

"Recebi uma instrução clara para destravar as engrenagens do Ministério das Cidades", afirmou Ribeiro, após fazer uma homenagem a seu antecessor, Mário Negromonte (PP). "É forçoso reconhecer que vivemos um clima de grande ceticismo em relação aos políticos. É plenamente possível conciliar atividade política com rigor técnico. E nos dias de hoje, a boa política deve estar baseada na gestão", disse.

Ribeiro também declarou que um de seus papéis será promover a inclusão social, destacando a execução do programa "Minha Casa, Minha Vida".

Para afastar imagem de divisão interna no PP, ministro Aguinaldo Ribeiro fez diversas menções à "unidade" de seu partido, conferindo atenção especial ao presidente da sigla, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

Em um gesto de deferência ao partido, a presidente Dilma Rousseff destacou a "importância estratégica" da pasta para o desenvolvimento do Brasil. Em seu discurso, Dilma disse contar com o apoio da legenda, repetiu diversas vezes a dimensão dos investimentos comandados pelo ministério e também citou a participação da pasta no "Minha Casa, Minha Vida", um dos programas prioritários de sua gestão.

Publicidade

"Estamos decididos a investir pesadamente em infraestrutura e melhoria da distribuição de renda e da qualidade de vida em nosso País", disse a presidente ao novo ministro. "Sob sua gestão, estarão políticas decisivas para o desenvolvimento e um dos nossos mais caros objetivos, que é oferecer melhores condições de vida à população."

Ribeiro foi indicado para o cargo após a demissão do ex-comandante da pasta, Mário Negromonte (PP), que culpou setores de seu próprio partido pelo desgaste que sofreu nas últimas semanas. Negromonte foi acusado de receber lobistas e participar da fraude de um documento que recomendava um sistema de transporte mais caro para Cuiabá para a Copa do Mundo, conforme revelou o Estado.

Na cerimônia de posse de seu sucessor, Negromonte negou irregularidades durante sua gestão. "Podemos afirmar, não há nenhuma irregularidade na nossa gestão frente ao Ministério das Cidades. Saio como entrei, sem nenhum processo e de cabeça erguida", disse Negromonte. "Pautamos nossa atuação, senhora presidente, sempre e sempre na estrita aderência aos ditames da lei."

Negromonte, que agora reassume seu mandato de deputado federal, prometeu continuar trabalhando a favor do governo Dilma Rousseff. "Missão cumprida, volto a minha casa de origem, a Câmara dos Deputados, com duas metas: apoiar o governo e contribuir para a unidade do Partido Progressista", afirmou.

Aguinaldo Ribeiro também chega à Esplanada dos Ministérios sob suspeita de beneficiar parentes durante seu mandato de deputado. Ele destinou emendas para Campina Grande (PB), município em que a irmã é pré-candidata à prefeitura, pediu prioridade em repasses para a Prefeitura de Pilar, governada pela mãe, e emprega em seu gabinete na Câmara um primo que não bate ponto em Brasília.

Publicidade

Cerimônia de posse do novo ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro

PUBLICIDADE

17h48: Presidente encerra seu discurso: "Muda o comando do ministério, mas a tarefa persiste. Desejo ao deputado Negromonte muito sucesso e ao ministro Aguinaldo Ribeiro toda a sorte do mundo, e recomendo: mãos à obra, ministro."

17h46: "Nossas cidades cresceram por muitas décadas de maneira desordenada. Queremos e vamos alterar esse quadro, com coordenação, com regra e, sobretudo, obras, programas e investimentos públicos", afirma Dilma.

17h43: Dilma também ressalta papel do "Minha Casa, Minha Vida" em seu governo, "maior e mais importante programa de construção de moradias da história recente do Brasil".

17h41: Presidente destaca que Ministério das Cidades é de "importância estratégica para o País" e diz confiar na capacidade do novo ministro. "Eu tenho certeza que esse desafio que o senhor hoje assume será um desafio capaz de ser atingido pela sua capacidade de gestão e de comando", afirma Dilma. "Estamos decididos a investir pesadamente em infraestrutura e melhoria da distribuição de renda e da qualidade de vida em nosso País. Sob sua gestão, estarão políticas decisivas para o desenvolvimento e um dos nossos mais caros objetivos, que é oferecer melhores condições de vida à população."

Publicidade

17h38: Dilma agradece "empenho" de Negromonte à frente do Ministério das Cidades, nas áreas de "saneamento, habitação, construção de moradias e urbanização de bairros precários". Ela agradece e deseja boa sorte ao deputado.

17h36: Dilma Rousseff começa seu discurso cumprimentando os ministros e autoridades presentes à cerimônia de posse.

17h32: Ministro faz homenagem também ao ex-ministro Mário Negromonte, e diz a Dilma:"Recebi uma instrução clara para destravar as engrenagens do Ministério das Cidades".

17h29: Aguinaldo Ribeiro diz que "gestão" será sua prioridade e diretriz à frente do Ministério das Cidades. "É forçoso reconhecer que vivemos um clima de grande ceticismo em relação aos políticos. É plenamente possível conciliar atividade política com rigor técnico. Nos dias de hoje, a boa política deve estar baseada na gestão", afirma.

17h28: "Como ministro de seu governo, mais do que nunca assumo a responsabilidade de fazer tudo o que estiver a meu alcance para que o Brasil continue sendo um país generoso com seus filhos, onde a inclusão social seja cada vez mais a regra, e não a exceção", diz o novo ministro, que destaca a execução do programa "Minha Casa, Minha Vida".

Publicidade

17h25: Para afastar imagem de divisão interna no PP, ministro Aguinaldo Ribeiro destaca "unidade" de seu partido pelo menos três vezes, e faz uma homenagem ao presidente da sigla, o senador Francisco Dornelles (PP-RJ).

17h23: No primeiro discurso como ministro, Aguinaldo Ribeiro chama de "Marcos Maia" o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia. Ele faz uma saudação ao governador e ao vice-governador de seu Estado, a Paraíba.

17h22: Dilma Rousseff e Aguinaldo Ribeiro assinam termo de posse do novo ministro das Cidades.

17h20:Ex-ministro Mário Negromonte promete continuar trabalhando a favor do governo Dilma Rousseff e deseja sorte ao novo comandante da pasta, Aguinaldo Ribeiro. "Missão cumprida, volto a minha casa de origem, a Câmara dos Deputados, com duas metas: apoiar o governo e contribuir para a unidade do Partido Progressista", afirma.

17h18: "Podemos afirmar, não há nenhuma irregularidade na nossa gestão frente ao Ministério das Cidades. Saio como entrei, sem nenhum processo e de cabeça erguida", diz Negromonte. "Pautamos nossa atuação, senhora presidente, sempre e sempre na estrita aderência aos ditames da lei."

Publicidade

17h16: Presidente Dilma Rousseff se senta entre o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), e o presidente da Câmara, Marco Maia (PT).

17h15: Começa cerimônia de posse, com discurso do ex-ministro Mário Negromonte.

 Foto: Estadão
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.