Zero Hora: Fortunati lidera com 47%, seguido por Manuela D'Ávila, que aparece com 24%

PUBLICIDADE

Por Lilian Venturini
Atualização:

Por Zero Hora

PUBLICIDADE

A mais recente pesquisa Datafolha para a prefeitura de Porto Alegre mostra o atual prefeito e candidato à reeleição, José Fortunati (PDT), com 47% das intenções de voto, seguido por Manuela D'Ávila (PC do B), com 24%, e Adão Villaverde (PT), 9%.

Em relação ao levantamento anterior, de 10 e 11 de setembro, Fortunati subiu seis pontos percentuais nas intenções de voto e Manuela diminuiu seis pontos. A diferença entre os dois é de 23 pontos percentuais.

Na contagem dos votos válidos (descontados do cálculo os votos em branco e nulo), Fortunati tem 56% e venceria já no primeiro turno se a eleição fosse no período da pesquisa. Manuela teria 29% e Villaverde, 10%.

Entre os eleitores com Ensino Médio, a candidata do PC do B recuou de 34% para 24%, enquanto o atual prefeito cresceu de 40% para 50%. Manuela teve queda na fatia dos mais escolarizados, na qual perdeu sete pontos (de 27% para 20%). Na segmentação por renda, Fortunati foi de 40% para 49% entre aqueles com renda familiar mensal de 2 a 5 salários mínimos, eleitorado no qual a candidata do PC do B recuou de 33% para 27%. Ela também teve queda de nove pontos entre os que ganham de 5 a 10 mínimos (32% para 23%).

Publicidade

O número do candidato escolhido para prefeito é mencionado corretamente por 60%. A fatia dos que não souberam apontar o número de seu candidato passou de 37% para 34%. Outros 3% citaram incorretamente esse número e 3% afirmaram ter a intenção de anular, mas não sabem como fazer. Entre os eleitores de Fortunati e Villaverde, o acerto sobre o número fica acima da média (66% e 73%, respectivamente). No eleitorado de Manuela, a tendência se inverte e 47% dizem não saber o número da candidata.

Leia mais em Zero Hora

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.