O Globo: Tucanos lançam Otávio Leite candidato à Prefeitura do Rio

Lilian Venturini

15 Junho 2012 | 13h01

Por O Globo

RIO – A convenção do PSDB do Rio, que confirmou a candidatura do deputado federal Otávio Leite à prefeitura, realizada neste domingo na sede do Cordão do Bola Preta, na Lapa, foi marcada por ataques a adversários. Os alvos foram o atual prefeito Eduardo Paes (PMDB), pré-candidato à reeleição e ex-tucano, o governador Sérgio Cabral (PMDB), o ex-presidente Lula e réus do mensalão. O evento contou com a presença do senador Álvaro Dias, que se referiu a Lula como “ex-presidente decadente” ao criticá-lo pela suposta tentativa dele de adiar o julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Os tucanos centraram fogo também no episódio envolvendo Cabral e seus secretários, que foram fotografados em Paris, em 2009, em restaurantes de luxo e passeios. Em algumas imagens, divulgadas pelo deputado federal Anthony Garotinho (PR-RJ), ex-governador, parte do grupo aparece dançando com guardanapos na cabeça ao lado do ex-presidente da Delta Fernando Cavendish. A empreiteira é investigada pela CPMI que apura os negócios do contraventor Carlinhos Cachoeira, que está preso.

“A saúde ética já está no buraco. Mas temos que resolver o drama da população carente que ao chegar a um posto de saúde ou a uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) não encontram médicos “, disparou Otávio Leite, que, por enquanto, não fez coligação com outro partido e nem anunciou quem será o seu vice na chapa.

Leite disse também ser contra a derrubada do Elevado da Perimetral para construir mergulhões, um dos projetos de Eduardo Paes relacionado à revitalização da Zona Portuária do Rio. O deputado ironizou o prefeito, que, neste sábado,  saiu em defesa da União Nacional dos Estudantes (UNE) no 16º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista (UJS), realizado na Uerj. A UNE é investigada pelo Ministério Público por supostas irregularidades em convênios com o governo federal, como revelou O GLOBO na última sexta-feira.

Leia mais em O Globo

Mais conteúdo sobre:

rio de janeiro; otávio leite; PSDB