O Globo: Rodrigo Maia defende Garotinho e diz que é contra o casamento gay

PUBLICIDADE

Por Lilian Venturini
Atualização:

Por O Globo

PUBLICIDADE

RIO - O candidato a prefeito Rodrigo Maia (DEM) saiu em defesa, nesta segunda-feira, do ex-governador Anthony Garotinho (PR), que se envolveu em polêmica ao criticar o apoio do prefeito Eduardo Paes (PMDB), candidato à reeleição, a políticas de defesa dos direitos dos homossexuais. Assim como Garotinho, Maia classificou como "hipocrisia" o fato de Paes querer ter tanto o voto do eleitorado gay, quanto o de setores evangélicos.

Os comentários de Garotinho criaram uma crise na campanha do candidato e levaram ao pedido de demissão de um dos principais articuladores do núcleo político, Marcelo Garcia -- que integrou o secretariado de Cesar Maia.

Maia disse que seu partido tem uma posição "conservadora" e que sua candidatura é contrária ao casamento gay e a favor da união civil. Ele também afirmou que não concorda com adoção por pessoas do mesmo sexo:

-- O nosso partido é um partido conservador. O Marcelo (Garcia) sempre soube disso. Todos, aliás, sabem disso. Eu tenho uma posição clara, dei uma entrevista à Veja e fui bastante claro. Fui perguntado: Você é a favor do casamento do mesmo sexo?". Não. Eu sou a favor da união civil. "Você é a favor da adoção por pessoas do mesmo sexo?" Não, eu não sou a favor. Não significa que eu não tenha todo o respeito e respeite a liberdade de cada um. Agora, o que o governador Garotinho falou, falou de hipocrisia. Não falou nada contra os homossexuais, ele falou ao contrário, o que se tratou foi de uma hipocrisia de se tentar ter os dois lados (evangélicos e homossexuais) ao mesmo tempo -- disse o candidato nesta tarde, em entrevista ao telejornal RJ TV, da TV Globo.

Publicidade

Em entrevista ao GLOBO, Marcelo Garcia reagiu e atacou a aliança entre as famílias Maia e Garotinho:

-- Era uma aliança política. Parece que virou uma coisa religiosa. Eu não sabia que Rodrigo Maia era conservador. Essa coisa de estar mal na pesquisa e fazer um discurso de ódio é uma novidade para mim -- afirmou Garcia. Ele ainda disse em seguida que a estratégia do candidato, de defender o ex-governador, está equivocada:

-- Eles estão atirando errado. Eles acham que falar contra gay vai virar voto? Eles vão perder eleição batendo num eleitorado tão fragilizado como os homossexuais -- completou.

Leia mais em O Globo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.