PUBLICIDADE

O Globo: Marcelo Freixo promete mudar regras do carnaval carioca

Por Lilian Venturini
Atualização:

Por O Globo

PUBLICIDADE

RIO - O candidato à prefeitura do Rio, Marcelo Freixo (PSOL), prometeu mexer no carnaval carioca caso seja eleito. Segundo Freixo, o município deve assumir o comando da festa, e só conceder verbas a escolas de samba cujos desfiles tenham uma contrapartida cultural.

De acordo com o candidato, em entrevista ao RJTV 2ª edição, a organização e o controle do carnaval -- que hoje cabem a Riotur e à Liga das escolas de samba (Liesa) -- passariam a ser feitas pela Secretaria de Cultura, que poderia aprovar ou não o auxílio às agremiações, dependendo do enredo. Ao ser questionado se a medida poderia ser interpretada como censura, Freixo demonstrou irritação e atacou a forma o atual prefeito e candidato à reeleição, Eduardo Paes, tem gerido a festa:

-- Isso é o respeito ao dinheiro público. Hoje não há nenhuma prestação de contas. O controle do carnaval tem que ser feito pela Liesa? Antes de ser um evento turístico, o carnaval é uma manifestação cultural. Quem vai definir se a escola vai receber a verba ou não será a secretaria de Cultura, que vai estabelecer os critérios para isso. E não a Riotur, que só pensa no turismo -- disse Freixo.

O Globo revelou em fevereiro que a prefeitura deixou de oferecer subsídios às escolas, mas há dois anos distribui R$ 1 milhão a cada agremiação do Grupo Especial meses antes do carnaval. Paes já tentou tentou licitar o carnaval por três vezes. No entanto, sua administração sustenta que manteve o comando da Liesa porque não houve nenhuma empresa candidata a assumir a organização do evento.

Publicidade

Freixo também descartou suposta tendência de promoção pessoal quando deixou o Brasil a convite da Anistia Internacional, em novembro, após receber sete ameaças de morte no mês anterior. O deputado ficou 15 dias na Europa e retornou ao país, após reforçar sua segurança. Segundo informações da secretaria de Segurança, um ex-cabo da Polícia Militar que fugiu do Batalhão Especial Prisional (BEP), em setembro, estaria articulando um plano para executar o deputado. Ele afirmou ainda que já partiu com a passagem de volta comprada, mas não revelou a data por questões de segurança.

Após o programa eleitoral desta noite, o candidato, que tem 1m22s de televisão, esticou seu tempo com eleitorado num bate papo ao vivo por meio da rede social twitcam. Em sua página oficial no Facebook, Freixo comemorou o evento e disse que a conversa reuniu 2, 5 mil internautas.

Leia mais em O Globo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.