Gazeta do Povo: Ducci promete mil câmeras nos próximos 4 anos para vigiar Curitiba

Lilian Venturini

31 de agosto de 2012 | 11h55

Por Gazeta do Povo

Curitiba poderá ser monitorada por mil câmeras de segurança. Essa foi uma das propostas apresentadas pelo prefeito e candidato à reeleição, Luciano Ducci (PSB), em entrevista à rádio BandNews FM, na manhã desta sexta-feira (31). Se continuar à frente da administração municipal, Ducci prometeu que o número de câmeras irá saltar das atuais 150 para mil, nos próximos quatro anos.

O candidato disse que 450 novas câmeras serão instaladas nas ruas da capital e as demais, em terminais de ônibus e estações-tubo. A Guarda Municipal continuará responsável pelo monitoramento das imagens.

Ao falar da Guarda Municipal, Ducci rebateu as críticas de representantes da categoria sobre a falta de treinamento e de efetivo. Ele disse que os profissionais recebem treinamento na Academia do Guatupê, da Polícia Militar, e também na Escola da Polícia Civil.

Outra promessa do concorrente do PSB foi aumentar o efetivo de 1,7 mil para 2 mil guardas municipais.

Ainda tratando da segurança, o candidato à reeleição fez questão de ressaltar a parceria com o governador Beto Richa (PSDB). O atual prefeito relembrou as promessas do estado de ampliar o efetivo das policias Civil e Militar e instalar mais três Unidades Paraná Seguro (UPS) até o fim deste ano – atualmente são sete.

Metrô e creches

O atual prefeito destacou o que foi feito pela gestão dele, mas reconheceu que a cidade precisa avançar em áreas como saúde, educação e mobilidade. Ele também disse que é “natural” a presença do governador na campanha.

O candidato foi questionado sobre o projeto do metrô e o fato de o trajeto previsto pela atual administração contemplar a ligação da região Sul com o Centro de Curitiba, mas não com a região metropolitana. De acordo com Ducci, até o momento, não há verba para levar o metrô à RMC. O atual prefeito disse que o primeiro trecho será do CIC até o Centro. Posteriormente, o concorrente prometeu que será feita a ligação do Centro com a região Norte. A terceira fase será a ligação com a RMC. Segundo Ducci, se o outro projeto for apresentado, a capital corre o risco de perder os recursos já liberados pelo governo federal.

Se eleito, Ducci também prometeu criar 15 mil vagas em creches até 2016. Serão 7 mil vagas para crianças de 0 a 3 anos e 8 mil para os pequenos de 4 e 5 anos, segundo ele.

Tudo o que sabemos sobre:

candidatoscuritibaeleições 2012Paraná

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.