PUBLICIDADE

Gazeta do Povo: Datafolha indica quadro de 2.º turno entre Ratinho Jr. e Ducci

Por Lilian Venturini
Atualização:

Por Gazeta do Povo

PUBLICIDADE

A quarta rodada da pesquisa Datafolha/ RPC TV para a prefeitura de Curitiba mostra a consolidação da tendência de um segundo turno entre os candidatos Ratinho Jr. (PSC) e Luciano Ducci (PSB). Ratinho manteve-se estável em intenção de votos de 11 de setembro para cá e, neste mesmo período, segundo a sondagem, Ducci perdeu um ponto porcentual. Apesar da pouca oscilação dos dois, os demais concorrentes não conquistaram eleitores o suficiente para mudar o quadro eleitoral.

Pela primeira vez, Ratinho e Ducci apresentam uma diferença que não permite dizer que existe empate técnico, pois há sete pontos porcentuais entre os dois, enquanto a margem de erro é de três pontos, para mais ou para menos. Ratinho apareceu com 32% das intenções de voto, contra 25% de Ducci.

De acordo com o Datafolha, Gustavo Fruet (PDT) ganhou apenas um ponto, porém parou de perder intenções de voto. Ele que iniciou a campanha empatado tecnicamente com Ratinho e Ducci, chegou a 16% na última pesquisa e agora retoma um crescimento, ainda que bem tímido. Já Rafael Greca (PMDB) teve um aumento de quatro pontos porcentuais em intenção de votos em relação à rodada anterior, o maior crescimento todos os candidatos desde a última rodada.

Segundo turno

Publicidade

O instituto fez também simulações de segundo turno. Em uma eventual disputa entre Ratinho e Ducci, o candidato do PSC venceria com 48% dos votos, ante 40% do atual prefeito. Em um confronto com Fruet, Ratinho também venceria (50% a 39%). Já em um confronto Fruet e Ducci, há um empate técnico: 46% para o pedetista e 42% para Ducci. O prefeito de Curitiba, Ducci, é rejeitado por 29% dos entrevistados, seis pontos acima do registrado no levantamento anterior. Greca tem 26% de rejeição, Ratinho Júnior, 23%, e Fruet, 13%.

Metodologia

O Datafolha entrevistou 1.201 eleitores entre terça e quarta-feira desta semana. A pesquisa, registrada com o número 326/2012, foi feita por abordagem pessoal em pontos de fluxo da cidade. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa Datafolha divulgada em 11 de setembro foi realizada entre os dias 10 e 11 de setembro. Foram entrevistadas 958 pessoas em Curitiba. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais, para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) sob o número 00148/2012.

Leia mais em Gazeta do Povo

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.