PUBLICIDADE

Estado de Minas: Pela segunda vez, PT remarca a data para escolher o companheiro de Lacerda

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
 

Por Estado de Minas

PUBLICIDADE

Foi adiado pela segunda vez, diante do impasse existente entre as tendências do PT, o encontro do partido que indicará o candidato a vice-prefeito de Belo Horizonte na chapa de Marcio Lacerda (PSB). Marcada anteriormente para o dia 20, a reunião será feita em 10 de junho. Se não houver maioria para uma decisão, a Executiva Nacional poderá intervir. Nove nomes estão colocados, incluindo o do ex-ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Patrus Ananias.

A definição do vice, um dia depois do prazo de desincompatibilização para candidatos que ocupam cargos públicos, colocará um constrangimento a mais para os secretários que pleiteiam a posição. Se quiserem continuar na disputa, os titulares da pasta de Política Social, Jorge Nahas, e de Obras e Infraestrutura, Murilo Valadares, além do procurador-geral do município, Marco Antônio Rezende Teixeira, terão de ser exonerados um dia antes. Os três teriam de voltar à posição de origem no governo federal, estadual ou na própria prefeitura, para posterior recondução, caso não sejam indicados. Na prática, essa primeira batalha favorece o vice-prefeito Roberto Carvalho, que apoia a candidatura de Luiz Gustavo Fortini Martins Teixeira, engenheiro da Sudecap que já deixou o governo e também o deputado federal Miguel Corrêa Jr.

Sem que qualquer dos pré-candidatos desista nem que nenhum dos grupos consiga a maioria, a situação no PT continua tensa. Ontem, o presidente estadual da legenda, deputado federal Reginaldo Lopes, almoçou com o presidente estadual do PSB, Walfrido Mares Guia. Enquanto o socialista garantiu que a conversa foi apenas de rotina, sinalizando vários acordos entre PT e PSB no estado, o petista reiterou o entendimento de que prevalecerá a coligação proporcional entre as legendas, mas que ela só será definida depois da escolha do vice. "Após fecharmos a coligação majoritária, os partidos vão sentar e o PT e o PSB vão discutir com as demais legendas que quiserem participar da proporcional", afirmou Reginaldo Lopes.

É intensa a pressão não apenas dos petistas pela coligação proporcional, como também dos socialistas, em direção contrária. Há duas semanas, os vereadores do PSB e candidatos da chapa ameaçaram renúncia coletiva se houver aliança com o PT para a disputa na Câmara. Do outro lado, o vice-prefeito Roberto Carvalho anunciou que se o PSB não confirmasse a coligação, o PT não indicaria o candidato a vice. "Tem gente que está usando o impasse para a escolha do vice para gerar uma crise que não existe no PT", reclamou Reginaldo Lopes. Insatisfeito com esse arranjo também está o PSDB, que já anunciou não aceitar que o PT, legenda que considera "secundária" na aliança, indique o vice e ainda se beneficie da coligação proporcional.

Publicidade

Oposição. Não apenas no campo da base aliada de Lacerda há briga por espaço na formação da chapa. Há problemas também na oposição. Ontem, a bancada estadual do PMDB aprovou, por unanimidade, um ofício que será dirigido ao presidente estadual do partido, deputado federal Antônio Andrade, requerendo apoio à pré-candidatura do deputado estadual Sávio Souza Cruz à PBH. Também se coloca como candidato da legenda o deputado federal Leonardo Quintão.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.