Estado de Minas: Lacerda promete mais investimentos em esportes

PUBLICIDADE

Por Lilian Venturini
Atualização:

Por Estado de Minas

PUBLICIDADE

O prefeito Marcio Lacerda (PSB), candidato à reeleição em Belo Horizonte, recebeu nessa quinta-feira em seu comitê o apoio de entidades esportivas e prometeu criar um Fundo Municipal de Esporte e Lazer e levar a todos os bairros da cidade o programa Academia a Céu Aberto, que coloca equipamentos de ginástica em praças e espaços públicos, se vitorioso nas urnas em outubro.

Ele declarou que dará prioridade ao setor esportivo: "Prometo a vocês dedicar boa parte do meu tempo ao esporte", afirmou. Lacerda destacou que pretende promover a formação de atletas de ponta na cidade, visando os Jogos Olímpicos de 2016, e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos por meio de projetos esportivos.

"Cá para nós", disse o prefeito em dado momento de seu discurso, "neste meu primeiro mandato fui principalmente um grande gerente de obras". Ele argumentou que grande parte dos esforços de seu governo se concentrou em fazê-las. Por esse motivo, explicou: "A gente teve uma série de boas ideias que não foram colocadas em prática. Também porque a Secretaria de Esportes não tinha a estruturação necessária". Mesmo assim, afirmou, muitas delas foram implementadas, como a criação do Conselho Municipal do Esporte e Lazer e a reforma ou ampliação de mais de 30 espaços esportivos da cidade.

O candidato elogiou seu companheiro de chapa, Délio Malheiros (PV), e disse que ele dará uma ajuda valorosa para a política de esportes da administração municipal com sua experiência de articulação com a sociedade civil. "Darei a ele algumas nobres missões, e ele vai cumprir o juramento que vai fazer em 1º de janeiro e vai ser um belo vice-prefeito", assentiu.

Publicidade

Lacerda ainda brincou, ressaltando o bom entendimento entre os dois, dizendo que confia na capacidade de Malheiros e que ele vai até deixá-lo tirar férias da prefeitura ocasionalmente. O candidato a vice retribuiu dizendo que acredita no governo e nas propostas do prefeito e afirmou que defende uma política para o setor esportivo que crie alternativas para a juventude com iniciativas que mantenham os adolescentes longe das drogas.

Entre as 42 entidades que manifestaram apoio ao prefeito estavam as federações mineiras de Ciclismo, Basquete, Futebol, Futsal e até a de Bodybuilding, que entregou um troféu ao prefeito. Os representantes de diversas categorias esportivas apresentaram propostas ao prefeito para que ele as inclua em seu projeto de governo - uma delas é a criação de um ginásio poliesportivo municipal. O ex-nadador Rogério Romero, bi-campeão pan-americano, foi um dos que participaram do ato e registraram apoio ao prefeito.

Sobre a Copa do Mundo, o prefeito afirmou que existem 29 iniciativas da prefeitura em andamento para que a cidade esteja pronta para receber a competição. "Seria uma honra muito grande poder comemorar com a população o legado que a Copa vai deixar para Belo Horizonte", disse. Os projetos estão divididos entre os setores de infraestrutura, pré-operação e operação propriamente dita, explicou. "Isso com uma proximidade muito grande com o governo federal, com a Fifa, com o governo estadual, com as entidades esportivas. Nosso trabalho está indo bem, e as obras de infraestrutura estão dentro do cronograma da Copa", afirmou.

Leia mais em Estado de Minas

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.