Diário Online: PDT anuncia apoio a Edmilson; PSC a Zenaldo

PUBLICIDADE

Por Lilian Venturini
Atualização:

Por Diário Online

PUBLICIDADE

Mais dois partidos anunciaram os rumos que seguirão no segundo turno das eleições à prefeitura de Belém. O PDT vai apoiar Edmilson Rodrigues (PSol) e o PSC declarou apoio a Zenaldo Coutinho (PSDB).

O PV deve anunciar ainda hoje apoio a Zenaldo Coutinho. As lideranças do partido se reuniram com o candidato na noite de ontem e chegaram a marcar para às 20h encontro aberto para oficializar a decisão, mas ainda faltava conversar com lideranças como o deputado estadual Gabriel Guerreiro e o anúncio foi adiado. No primeiro turno, o PV estava coligado com o PPS de Arnaldo Jordy. O sindicalista verde, José Francisco foi o vice na chapa de Jordy.

Ainda há negociações com o PPS e PMDB, além do PTB do prefeito de Belém, Duciomar Costa. Os anúncios de novos apoios são esperados ainda esta semana.

O PDT surpreendeu até mesmo o candidato Edmilson Rodrigues que não esperava uma declaração de apoio da legenda no Pará. Em telefonema na tarde de ontem, representantes do diretório estadual e municipal anunciaram a posição de seguir com o PSol. O principal defensor do apoio a Edmilson dentro do PDT foi o senador Cristovam Buarque, uma das principias lideranças nacionais da legenda. Assim como o candidato do PSol, Cristovam já foi do PT.

Publicidade

Aos colegas de partido, o senador informou que gostaria de gravar mensagem defendendo voto no psolista, mas que esperava fazer isso com aval de todo o partido. "Nossa escolha se deu em razão da afinidade de programas na área da educação", declarou o presidente do diretório estadual do PDT, Giovanni Queiroz. Nos próximos dias, o programa de Edmilson deve exibir o vídeo de Cristovam.

Zenaldo Coutinho angariou o apoio do Partido Social Cristão (PSC). Um evento ontem reuniu filiados, candidatos a vereadores e representantes das executiva estadual e municipal, o vereador eleito José Maria Dinelly e o presidente regional do PSC no Pará, deputado federal Zequinha Marinho. "Estamos apoiando Zenaldo por ser ele a melhor opção para nossa cidade, por ter as melhores e mais coerentes propostas para nossa população e, principalmente, por sua trajetória de competência e denodo frente a defesa dos interesses do povo do Pará e de Belém", enfatizou Zequinha.

PSC

No Pará, o PSC elegeu cinco prefeitos, sete vices e 81 vereadores em vários municípios. No encontro, Zenaldo pediu que a os militantes do PSC se engajem na campanha em Belém.

O PPS, do deputado federal Arnaldo Jordy, só deve anunciar quem vai apoiar a partir da próxima quarta-feira. Jordy já conversou com Edmilson e deve se reunir nas próximas horas com Zenaldo. O PPS é o partido do vice-governador Helenilson Pontes e comanda uma secretaria importante, a de Saúde, ocupada por Hélio Franco.

Publicidade

"O que vai pesar na nossa decisão é a incorporação de pontos do nosso programa e a possibilidade de conversar em relação ao futuro político", disse. Segundo Jordy, o fato de ocupar secretaria no governo de Simão Jatene, principal cabo eleitoral de Zenaldo, não será decisivo em favor do candidato tucano.

PUBLICIDADE

"Não houve nenhuma pré-condição de participar do governo do Estado em razão de apoio em eleições municipais. Em alguns municípios, o PPS teve candidatos próprios e houve casos em que até derrotou o candidato do partido do governador. Não há essa condicionalidade", repeitu.

Outra decisão aguardada é a do PMDB, do deputado federal José Priante, quarto colocado no primeiro turno. Ontem, a reportagem não conseguiu falar com Priante, mas o líder do partido na Assembleia Legislativa, deputado estadual Parsifal Pontes confirmou que ainda não há posição tomada. Segundo ele, não está descartada a hipótese de o PMDB se manter neutro. Os líderes do PTB não foram encontrados para comentar o assunto.

Leia mais em Diário Online

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.