Diário de Pernambuco: Ibope: Geraldo cresce em progressão geométrica e empata com Mendonça

Lilian Venturini

17 de agosto de 2012 | 13h04

Por Diário de Pernambuco

Geraldo Julio, candidato do PSB à Prefeitura do Recife, cresceu em  progressão geométrica num intervalo de mês, segundo informa a pesquisa de intenção de voto do Ibope/TV Globo/Folha de PE, divulgada nesta quinta.

Saiu de 5% em 16 de julho, foi a 12% no dia 03.08 e chegou a 16% em 16 de agosto.

Humberto Costa, do PT, líder na preferência do eleitorado, caiu em ritmo aritmético. Começou com 40%, desceu para 35% no dia 3 de agosto e agora tem 32%.

Mendonça Filho, do DEM, também vai no mesmo caminho. Tinha 20%, manteve o percentual no dia 3 e agora empata com o socialista em 16%.

Curiosamente, o número de brancos e nulos permaneceu estável. Ficou em 14% nos dois primeiros levantamentos e agora está em 15%.

O total de de “não sabe/não respondeu” variou de 7% para 8% no dia 3 e repetiu o último percentual agora. Este “congelamento” indica que Geraldo avançou sobre o eleitorado dos candidatos do PT e do Democratas.

O candidato do PSDB, Daniel Coelho, estava com 9%, caiu para 7% no dia 3 deste mês e agora conta com 10%. Os demais concorrentes variaram entre 0% e 2%.

Bom, a aceitação do socialista cresce ainda antes de começar o programa eleitoral de TV, artifício tratado como divisor de águas da campanha.

Isso significa que, a depender do seu desempenho diante das câmeras, Geraldo tem chance de acelerar ainda mais o crescimento.

Claro, que os demais também jogam suas fichas na TV e creem em reviravoltas proporcionadas pelo conteúdo a ser exibido. O guia começa a ser veiculado na próxima terça.

A pesquisa ouviu 805 eleitores entre os dias 13 e 15 deste mês. Está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 00068/2012. A margem de erro é de 3 (três) pontos percentuais.

Leia mais em Diário de Pernambuco

Tudo o que sabemos sobre:

ibopePernambucopesquisaprefeitosrecife

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.