Diário Catarinense: PT alinha alianças para as eleições 2012 em Joinville

Lilian Venturini

13 Junho 2012 | 10h22

Por Diário Catarinense

O PT de Joinville terá uma semana decisiva para o anúncio de alianças. Depois de confirmar o apoio do PCdoB na sexta passada, os petistas esperam anunciar nesta terça o endosso do PTdoB ao projeto de reeleição do prefeito Carlito Merss.

Além disso, nos próximos dias serão oficializados os reforços anunciados no começo do ano do PHS e do PSDC que juntariam-se ao PP. Outro que pode aderir é o PRB. Caso isso seja efetivado, a coligação em torno do prefeito alcançará sete siglas.

A pré-candidatura à reeleição do prefeito Carlito é a que até agora apresentou o maior número de aliados. Mesmo assim, o número é menor que o planejado, admite Irio Côrrea, presidente do PT de Joinville.

O projeto inicial dos petistas era fazer uma composição com dez siglas e alcançar os 8min8s de tempo de propaganda eleitoral gratuita de um total de 20 minutos – sem contar os dez minutos de tempo distribuídos igualmente entre os partidos com candidatos.

Mas as pré-candidatura próprias do PDT e do PR minaram os planos do grupo que defende a recondução de Carlito.

— Nossa intenção era alcançar os dez partidos, mas isso não deve se viabilizar. Estamos, agora, com esperança de conseguir oito —, revela Irio.

Caso se firme uma coligação com sete siglas em torno de Carlito, o PT alcançará 6min8s. Mesmo assim, o PT ainda sonha em garantir o apoio do PR.

— Isso seria o melhor, a chave de ouro para irmos com tudo para garantir a reeleição —, defende Irio.

Segundo ele, as conversas com o partido que hoje tem Dr. Xuxo como pré-candidato estão sendo realizadas entre as lideranças nacionais em Brasília.

Leia mais no Diário Catarinense