Diário Catarinense: PT alinha alianças para as eleições 2012 em Joinville

PUBLICIDADE

Por Lilian Venturini
Atualização:

Por Diário Catarinense

PUBLICIDADE

O PT de Joinville terá uma semana decisiva para o anúncio de alianças. Depois de confirmar o apoio do PCdoB na sexta passada, os petistas esperam anunciar nesta terça o endosso do PTdoB ao projeto de reeleição do prefeito Carlito Merss.

Além disso, nos próximos dias serão oficializados os reforços anunciados no começo do ano do PHS e do PSDC que juntariam-se ao PP. Outro que pode aderir é o PRB. Caso isso seja efetivado, a coligação em torno do prefeito alcançará sete siglas.

A pré-candidatura à reeleição do prefeito Carlito é a que até agora apresentou o maior número de aliados. Mesmo assim, o número é menor que o planejado, admite Irio Côrrea, presidente do PT de Joinville.

O projeto inicial dos petistas era fazer uma composição com dez siglas e alcançar os 8min8s de tempo de propaganda eleitoral gratuita de um total de 20 minutos - sem contar os dez minutos de tempo distribuídos igualmente entre os partidos com candidatos.

Publicidade

Mas as pré-candidatura próprias do PDT e do PR minaram os planos do grupo que defende a recondução de Carlito.

-- Nossa intenção era alcançar os dez partidos, mas isso não deve se viabilizar. Estamos, agora, com esperança de conseguir oito --, revela Irio.

Caso se firme uma coligação com sete siglas em torno de Carlito, o PT alcançará 6min8s. Mesmo assim, o PT ainda sonha em garantir o apoio do PR.

-- Isso seria o melhor, a chave de ouro para irmos com tudo para garantir a reeleição --, defende Irio.

Segundo ele, as conversas com o partido que hoje tem Dr. Xuxo como pré-candidato estão sendo realizadas entre as lideranças nacionais em Brasília.

Publicidade

Leia mais no Diário Catarinense

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.