A Crítica: Eduardo Braga anuncia decisão sobre prefeitura de Manaus nesta quarta

PUBLICIDADE

Por Lilian Venturini
Atualização:

Por A Crítica

PUBLICIDADE

BRASÍLIA (SUCURSAL) -O senador Eduardo Braga (PMDB-AM) já tomou a decisão sobre a disputa pela Prefeitura de Manaus nas eleições deste ano. Ao contrário do que havia prometido, que faria o anúncio somente no dia 30, prazo final das convenções partidárias, Braga sobe hoje à tribuna do Senado para fazer o discurso definitivo.

E o indicativo é de que ele permanecerá no cargo de líder do Governo, apesar de estar muito magoado com o cenário político em Manaus. O primeiro sinal de que Eduardo Braga não deixará o Senado ocorreu na chegada dele ontem ao plenário. Ao cumprimentar o senador Pedro Simon (PMDB-RS), o colega gaúcho perguntou se ele iria mesmo sair candidato a prefeito de Manaus. "Não, eu vou ficar aqui", respondeu o ex-governador do Amazonas.

A CRÍTICA sondou líderes do PMDB e de outros partidos da base para saber sobre a motivação de Braga. A aposta de que ele não deixará a liderança nem o Senado é de três contra um. "Estivemos juntos (ontem à tarde) em reunião com o presidente Sarney e o líder Renan Calheiros e ele (Braga) não nos deu mostra alguma de que será candidato a prefeito. Pelo contrário, tem até o calendário de votação de julho e de todo o período eleitoral, mas se viesse a sair, acredito que não seria necessário se afastar da liderança do Governo", declarou o presidente da Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), Eunício Oliveira (PMDB-CE).

ApostasO presidente nacional da legenda, senador Waldir Raupp (PMDB-RO), também rechaçou a candidatura de Eduardo Braga à Prefeitura de Manaus, tanto que sequer convidou o dirigente partidário para a convenção da legenda no dia 30. "Eu aposto que ele não sai", arriscou o líder do PT, senador Walter Pinheiro (BA). Segundo o parlamentar baiano, o senador Eduardo Braga não deu sinais, em momento algum, de que deixaria o posto para disputar a eleição em Manaus. Dos "caciques" do Senado, somente o 1º vice-líder do Governo e líder do grupo parlamentar União e Força (PTB/PR/PSC), Gim Argello (PTB-DF), acredita que Eduardo Braga vai deixar a Casa para se candidatar a prefeito. Segundo o petebista, o senador amazonense tem reiterado que não vai disputar a eleição, "mas acho que ele está enganando a gente, vai sair candidato, sim", comentou Argello, ontem.

Publicidade

Leia mais em A Crítica

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.