Câmara de SP realiza maratona de dados abertos

A Câmara Municipal de São Paulo, sob a presidência do vereador José Police Neto (PSD), tem se mostrado aberta ao tema da transparência, dos dados abertos e da participação da comunidade hacker.

PUBLICIDADE

Por fernandogallo
Atualização:

Este blog divulga e aplaude a iniciativa abaixo, e incentiva outras instituições públicas a fazerem o mesmo.

(Fernando Gallo)

 

 

 Foto: Estadão

 

Câmara de São Paulo realiza 1.ª Hackathon: Maratona Hacker - Desafio de Dados Abertos

 

PUBLICIDADE

É a primeira vez, no Brasil, que um órgão público realiza competição para transformar dados abertos em aplicativos para facilitar o acesso às informações do público em geral

 

Publicidade

A Câmara Municipal de São Paulo (CMSP), em parceria com a Open Knowledge Foundation - Brasil e o W3C Brasil, realiza a 1.ª Hackathon: Maratona Hacker/Desafio de Dados Abertos nos dias 12 e 13 de maio de 2012.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no link http://desafiodadosabertos.org/inscricoes/ até o dia 10 de maio.

A CMSP já oferece os dados abertos da instituição por meio da Política de Transparência no portal (www.camara.sp.gov.br) com informações como Contratos Abertos, Dados Abertos, Salários Abertos, Prestação de Contas e Ouvidoria.

O objetivo da 1.ª Hackathon: Maratona Hacker/Desafio de Dados Abertos é incentivar desenvolvedores independentes a produzirem aplicativos a partir dos dados abertos da CMSP que sejam úteis para os cidadãos paulistanos, aumentando a transparência e controle dos serviços públicos e oferecendo visões e análises contributivas para a administração pública.

A competição vai ser realizada em duas fases. A primeira vai durar 48 horas e vai ter início à zero hora do dia 12 de maio (de sexta-feira para sábado) no Plenário da CMSP.Nesta fase o objetivo é que cada grupo ou competidor individual apresenta a proposta e esclareça detalhes sobre a série de dados abertos escolhida para desenvolver o aplicativo.

Publicidade

Na segunda fase, da zero hora dia 15 de maio até 23h59 do dia 25 de maio os hackers deverão concluir os aplicativos entregá-los plenamente operacionais e com a respectiva documentação.

Conheça as regras no link: http://desafiodadosabertos.org/regras/

Serão premiadas as três primeiras equipes melhor classificadas. Os vencedores serão anunciados pelo portal CMSP em 06 de junho de 2012. A cerimônia de premiação será realizada em 11 de Junho em sessão pública às 15 horas.

 

SERVIÇO

 1ª Hackathon: Maratona Hacker/Desafio de Dados Abertos

Publicidade

12 e 13 de maio

Início da 1ª fase: zero hora do dia 12 de maio (de sexta-feira para sábado)

Plenário 1º de Maio

1º andar

Câmara Municipal de São Paulo

Publicidade

Viaduto Jacareí, 100, Bela Vista.

 

Informações: www.camara.sp.gov.br/hackathon

Inscrições: http://desafiodadosabertos.org/inscricoes

 
Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.