Foto do(a) blog

Por Mário Scheffer

Programa de Bolsonaro registrado no TSE erra o nome do SUS e diz ter evitado um milhão de mortes por covid

Nos últimos três anos e meio, a rede pública de saúde encolheu, a cobertura vacinal diminuiu, a mortalidade materna aumentou, e a combinação de desigualdade, pobreza e fome determinou mais adoecimentos e mortes; a realidade contrasta com o plano de governo da chapa Bolsonaro/Braga Netto para a saúde, no qual o SUS é citado como Sistema 'Nacional' Único de Saúde

PUBLICIDADE

Por Mário Scheffer
Atualização:

Diferentemente de 2018, quando a imagem de Bolsonaro em uma cama de hospital passava a ideia da condição frágil do candidato vítima de atentado, a ordem agora é mostrar o vigor físico, o "histórico de atleta" que o livrou da covid, a disposição em participar de motociatas e pilotar jet sky.

PUBLICIDADE

Doente é o outro, motivo de zombaria, quando o presidente imita paciente de covid com falta de ar ou insinua que o cidadão que pretende se vacinar contra monkeypox (a varíola dos macacos) é homossexual.

A saúde do presidente vai bem mas a saúde da população ficou pior.

Nos últimos três anos e meio, a rede pública do SUS encolheu, a cobertura vacinal diminuiu, a mortalidade materna aumentou, e a combinação do trio desigualdade, pobreza e fome determinou mais adoecimentos e mortes.

Publicidade

A realidade contrasta com o capítulo da saúde das diretrizes de governo registradas no TSE pela chapa Bolsonaro/Braga Netto.

O documento mistura autocongratulações com respostas aos ataques que virão de adversários nas próximas semanas.

Antes de desfiar uma lista de glórias do governo federal, a plataforma da coligação "Pelo Bem do Brasil" adverte: "a problemática da saúde é extremamente complexa e com inúmeras variáveis intervenientes".

O estilo empolado pouco lembra o deboche rasgado do power point depositado no TSE na eleição de 2018.

Quem lê o texto, dessa vez um programa eleitoral tradicional, se depara com linguagem que esconde rarefação de conteúdo e mentiras.

Publicidade

A desastrosa condução do combate à covid, que resultou na perda de mais de 680 mil vidas, virou "marcas invejáveis durante a pandemia".

Houve de fato a distribuição de 519 milhões de doses de vacinas, conforme destacado no documento.

Já a afirmativa de que "a vacinação evitou cerca de um milhão de mortes no Brasil" é um falso axioma.

O programa se refere a um estudo internacional sobre 185 países, Brasil entre eles, que considerou as mortes evitadas em cada país no período de um ano após o início da imunização.

Existem fartas evidências de que dezenas de milhares de mortes evitáveis já haviam ocorrido no Brasil antes da primeira dose da Coronavac ser aplicada em 17 de janeiro de 2021 em São Paulo.

Publicidade

Ao propor indiciamentos, a CPI da Covid registrou que o governo federal demorou a comprar vacinas, minimizou a pandemia, desacreditou orientações científicas e jogou contra medidas para conter a transmissão do vírus.

No rol de realizações, o programa exalta a "eficiência e ampliação de serviços de saúde às comunidades indígenas". Durante a pandemia ocorreu o contrário, os povos indígenas tiveram menor chance de ter diagnóstico precoce, tratamento no tempo certo, um leito de UTI, um respirador.

O indigenista Bruno Araújo e o jornalista Dom Philips, assassinados, dedicaram parte de suas vidas justamente demonstrando que as aldeias têm precárias redes de comunicação, transporte, serviços de saúde e poucas oportunidades de geração de renda. E que a presença de invasores e a violência associada à ocupação predatória da Amazônia amplificam as doenças transmissíveis na região.

Foram recicladas propostas de 2018, não implantadas até hoje. É o caso do Cartão Nacional de Saúde e da inclusão de profissionais de educação física nas equipes de saúde da família.

Não se toca mais no assunto do "credenciamento universal" e da "carreira de Estado" de médicos. Curioso notar que esses pontos do programa de 2018, largados para lá durante o governo, não prejudicaram a fidelização canina de entidades médicas, que fecham com Bolsonaro em 2022.

Publicidade

Está mantido o silêncio, não há uma linha sequer sobre o subfinanciamento do SUS ou o aumento das mensalidades de planos de saúde, que bateu recorde na atual gestão federal.

Passagens chutadas entregam o desleixo: "os serviços de saúde de qualidade aumentam as possibilidades de disfrutar (sic) de uma vida saudável", "a boa alimentação inibe o aparecimento de doenças", "15% do total de internações pelo SUS é atribuído à falta de exercícios físicos".

Em ato falho, em dado momento do texto, o SUS, batizado há 38 anos na Constituição Federal, muda de nome, é apresentado como " Sistema Nacional Único de Saúde", algo "coordenado e dirigido pelo Ministério da Saúde".

Na página 24 do documento cadastrado no TSE como programa de governo do PL, o nome do SUS aparece com formulação errada; a correta é somente Sistema Único de Saúde Foto: Estadão

Ora, por lei, a direção do SUS é única, exercida em cada esfera de governo. Nos Estados e municípios quem coordena e dirige o SUS são as secretarias de saúde, tantas vezes desprezadas pelo Ministério da Saúde nos últimos tempos.

Consta na plataforma de Bolsonaro um desenho para o "Caminho da Prosperidade", baseado na família coesa e empreendedora.

Publicidade

No esquema linear, que liga emprego à riqueza, instituições públicas ficaram de fora.

Ciência, problemas de saúde, pessoas com deficiências, diversidade étnica e cultural, identidades de gênero, não cabem no diagrama.

Antes ilegível, a expressão do que pretende Bolsonaro se eleito por mais quatro anos é apavorante.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.