PUBLICIDADE

Germes, fungos e micróbios à espreita

Por Estadão
Atualização:
 Foto: Estadão

Outro produto muito vendido, diz o diário, é uma alça portátil, para que você não precise encostar naquelas barras do metrô ou ônibus. Naquelas onde TODO mundo segura, eca....

PUBLICIDADE

Mas o meu favorito é um chamado Excuse Me - trata-se de uma bandeira com uma hastezinha, que a pessoa fixa na cintura. Se alguma pessoa se aproxima demais de você, leva uma bandeirada na cara - "O Excuse Me cria um espaço de 90 centímetros entre você e um possível espirro", esclareceu ao NYT a criadora do artefato, Emily Beck. "O produto permite que você não tenha que encostar em ninguém e nem falar com ninguém em Nova York." Presente perfeito para misantropos e hipocondríacos - ou talvez para altruístas que têm mau hálito e não querem que a humanidade sofra.

Os Estados Unidos são uma nação com fobia de micróbios. Trata-se de uma enorme aglomeração de Monks (aquele detetive obsessivo-compulsivo, que passa a vida limpando tudo, da série homônima de TV a cabo). Eles já têm teoria de conspiração para tudo, os hackers das urnas eletrônicas (culparam até o Chávez), o assassino do John Kennedy, a mídia sionista....e também os fungos, vírus e bactérias terroristas.... estão todos à espreita....os germes e o bin Laden querem te pegar.....

Eu já tinha vivido essa histeria anti-germes antes. Morei com uma colega de quarto da Pensilvânia que tinha verdadeiro pânico de infecções variadas. Ela desinfetava tudo a cada cinco minutos. Depois do 11 de setembro, quando houve a ameaça de antraz, eu fiquei encarregada de abrir toda a correspondência por meses - ela tinha certeza de que todas as cartas estavam contaminadas.

E ela me contou - depois descubro que é bastante comum por aqui, segundo o NYT - que enrolava o dedo em papel higiênico antes de apertar a descarga.

Publicidade

Veio-me à cabeça uma palavra interessante: anal retentive, ou seja, indivíduo que tem retenção anal. Eh, parece um pouco rude, mas as pessoas falam isso aqui, normalmente: Fulano, você é anal! A origem é de fato psicanalítica. Segundo o Webster, uma pessoa anal tem fixação na fase anal, e, como conseqüência, é metódica, com mania de limpeza, compulsiva.

Pois é, Excuse Me pra esse pessoal com retenção.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.