PUBLICIDADE

Da série pequenos choques culturais

Por Estadão
Atualização:
 Foto: Estadão

1 - Estou contando. Anteontem, vi cinco indianos fazendo xixi no muro. Ontem, foram quatro. Hoje, já vi dois. Com suprema naturalidade, eles ficam de frente para o muro, abrem o zíper e fazem xixi, nas avenidas mais movimentadas.

PUBLICIDADE

2 - Ontem, vi dois 'pares' de homens andando de mãos dadas e três caminhando abraçados. Nesta sociedade altamente conservadora, os homens andam abraçados e de mãos dadas, mas não vi nenhuma demonstração pública de afeto entre homens e mulheres.

3 - Tive que enfrentar o temível banheiro oriental, desafio que eu já tinha vivido na China e na Tailândia. Trata-se de uma privada que, na realidade, é apenas um buraco no chão. É preciso ficar agachada para fazer xixi. Ah, não tem papel higiênico. Tem um balde com um copinho. Obs: esse é o banheiro da Hindustan Aeronautics, uma das maiores indústrias aeroespaciais do mundo.

4- Tenho um novo motorista, o hindu Hanumman Thappa. Ele tem uma imagem de Ganesha com várias flores dentro do carro. Não consegui descobrir se ele é bacana como meu motorista de Hyderabad - Thappa fala muito pouco inglês e não gesticula de forma eficiente. Sua comunicação verbal vem apenas na forma de arrotos - ele arrota o tempo inteiro dentro do carro.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.