PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Direto ao assunto

O Brasil em ruínas

Ruínas do prédio onde funcionava Museu Nacional devem ser mantidas sem restauro para expor autores do incêndio a visitantes que no futuro queiram saber como é este País que desmorona sem história nem identidade

Por José Neumanne
Atualização:

Prédio do Museu Nacional da Quinta de Boa Vista depois de incêndio deveria ser mantido como está para servir de exemplo. Foto: Fábio Motta/Estadão

O que ardeu nas chamas na noite de domingo 2 de setembro não foi só o Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio, mas o Brasil inteiro, vítima do descaso, da estupidez e da incompetência da elite dirigente de políticos desonestos, burocratas irresponsáveis e intelectuais que desprezam identidade nacional, memória e história. Tudo isso se reflete na nota oficial do presidente Michel Temer, que finge chorar pelo que não sentiu - e não sentiu porque nunca soube o que realmente se perdeu e não foi, como assinou em sua nota, 200 anos de museologia -, mas uma raríssima instituição pública, da qual o País pode se orgulhar não apenas aqui, mas também no exterior, além de futebol e carnaval.

(Comentário no Jornal Eldorado da Rádio Eldorado - 107,3 - na segunda-feira 3 de setembro de 2018, às 7h30m)

Para ouvir clique no link abaixo e, em seguida, no play:

https://soundcloud.com/jose-neumanne-pinto/neumanne-030918-direto-ao-assunto

Para ouvir no Blog do Nêumanne, Política, Estadão, clique no link abaixo:

Publicidade

 

 

Abaixo, os assuntos para o comentário de segunda-feira 3 de setembro de 2018:

 

PUBLICIDADE

1 - Haisem A manchete do Estadão, hoje estampada sobre a fotografia do fogo destruindo o Museu Nacional na Quinta da Boa Vista no Rio - "Uma tragédia anunciada" -, me leva a lhe perguntar: o que provocou o maior desastre da cultura, da memória e da História do Brasil ontem, à noite?

 

2 - Carolina Quais são as perspectivas para outras instituições de grande importância cultural, como o Museu do Ipiranga, o Arquivo Nacional e a Biblioteca Nacional após as reações do presidente Michel Temer e do ministro da Cultura, Sérgio de Sá Leitão, ainda durante o incêndio?

 

3 - Haisem Você esperava em sua vida um dia ler um título como "PT afronta TSE e insiste em candidatura de Lula", usado no alto da página 4, de abertura da Editoria de Política ontem? O que o justifica?

 

4 - Carolina O que mais chamou sua atenção no relatório do ministro do Supremo Tribunal Federal Luís Roberto Barroso na sessão de sexta-feira do Tribunal Superior Eleitoral em que foi impugnada a candidatura de Lula pelo Partido dos Trabalhadores à Presidência da República?

Publicidade

 

5 - Haisem Nós testemunhamos aqui no estúdio da Eldorado que, desde a indicação do professor Luiz Edson Fachin por Dilma Rousseff ao Supremo Tribunal Federal, você a combateu em seu estilo desabrido de sempre. Sua expectativa, então, seria de que ele abrisse a dissidência do voto de Barroso ou essa iniciativa dele o surpreendeu e o frustrou?

 

PUBLICIDADE

6 - Carolina Como você acompanhou toda a votação da sessão do TSE na noite de sexta-feira e no princípio da madrugada de sábado, poderia nos dar um panorama do que lhe chamou atenção nos desempenhos dos ministros?

 

7 - Haisem Você tem saudado com muito entusiasmo a atuação da ministra Rosa Weber no Supremo Tribunal Federal nas votações em que ela tem defendido o primado da colegialidade sobre convicções pessoais ou decisões monocráticas dela e de seus colegas em temas como, por exemplo, a jurisprudência da autorização para prender condenados em segunda instância. O que me diz do voto dela no sábado na presidência do TSE?

 

8 - Carolina - Você achou necessário aquele conciliábulo secreto depois de tomada a decisão sobre a impugnação da candidatura de Lula para permitir que o PT usasse seu tempo no horário eleitoral ao longo do prazo de dez dias concedidos pela Corte para substituir Lula na chapa presidencial?

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.