José Nêumanne
09 de julho de 2018 | 13h17
Favreto, secretário da reforma do Judiciário e Luppi, ministro do Trabalho, na gestão Lula. Foto: Marcos de Paula/AE
Aparentemente, a malandragem imaginada pelos deputados federais petistas Paulo Pimenta, Paulo Teixeira e Wadih Damous e levada adiante pelo desembargador Rogério Favreto, do TRF-4, tinha como objetivo soltar Lula e criar um fato novo na eleição presidencial de outubro. Esse objetivo não foi alcançado, pois decisão a tempo e hora do presidente do tribunal, Thompson Flores, impediu que a piada provocasse uma tragédia institucional. Mas fato é que, se não tirou o ex da cela, pelo menos pôs fim a seu ostracismo, retratado nos minguados magotes de militantes que foram às ruas de Porto Alegre, Curitiba e São Bernardo tentando dar força aos dirigentes petistas convocados para forçar a Polícia Federal a atender ao planejamento original da jogada.
(Comentário no Jornal Eldorado da Rádio Eldorado – FM 107,3 – na segunda-feira 9 de julho, ás 7h30m)
Para ouvir clique aqui e, em seguida, no play
Para ouvir Quem manda aqui sou eu, com Almir Playboy, clique aqui
Assuntos para o comentário de segunda-feira 9 de julho de 2018
SONORA Quem manda aqui sou eu Almir Playboy
https://www.youtube.com/watch?v=8ByL89eM3HA
1 – A manchete do Estadão hoje não deixa dúvidas: “Tribunal barra manobra para tirar Lula da prisão”. Quem participou dessa manobra, por que ela foi tentada e, enfim, por que foi barrada?
2 – O que influenciou e causou a confusão entre ordens judiciais da importância de todas estas tomadas em relação ao Lula?
3 – Por que o pedido de habeas corpus de Lula não foi feito por seus advogados que já trabalham na defesa, e sim por três deputados federais petistas, que também são advogados?
4 – O que você achou da nota oficial divulgada pela presidente do Supremo Tribunal Federal, Cármen Lúcia, antes de o impasse ter sido resolvido?
5 – Qual o papel de decisões do Supremo Tribunal Federal na decisão do desembargador Favreto contrariando decisões do próprio tribunal a que pertence e se imiscuindo em assuntos que estão sendo debatidos no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal?
6 – Quais são as conseqüências desse domingo confuso e tenso na vida real do cidadão brasileiro? Quem perde e quem ganha com essa lambança?
7 – Qual a evolução ou involução no futebol brasileiro na eliminação da seleção na Copa da Rússia nas quartas de final?
8 – O que você acha da manutenção pela CBF do técnico Tite depois da desclassificação da seleção, contrariando o velho hábito brasileiro de que técnico de time derrotado é técnico demitido?
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.