Foto do(a) blog

Direto ao assunto

Segundo turno tenso

Bolsonaro lamenta morte de adversário por simpatizante e declara guerra aos "marajás" e Lula/Haddad joga carga pesada de evidências antidemocráticas do primeiro turno ao mar revolto do segundo turno

PUBLICIDADE

Por José Neumanne
Atualização:

Mau cheiro total na executiva do PSDB sob presidência de Alckmin, quarto lugar no primeiro turno. Foto: Dida Sampaio/Estadão

No segundo dia da disputa do segundo turno, já dá para perceber os primeiros movimentos dos dois candidatos que sobreviveram à carnificina do primeiro, Jair Bolsonaro, do PFL, e Lula, vulgo Fernando Haddad, do PT. O primeiro teve que responder sobre a morte com 12 facadas de um ativista negro oponente por um barbeiro que envergava uma camiseta com sua efígie. E abriu um novo front ao prometer "guerra contra os marajás", ao estilo Collor, o que pode ensejar uma reforma para acabar com privilégios dos funcionários nababos. E o outro começou a jogar a carga pesada de propostas antidemocráticas do PT ao mar, a começar pela Constituinte. Bom começo!

(Comentário no Jornal Eldorado da Rádio Eldorado - FM 107,3 - na quarta-feira 10 de outubro de 2018, às 7h30m)

Para ouvir clique aqui e, em seguida, no play

 

PUBLICIDADE

Abaixo, os assuntos do comentário de quarta-feira 10 de outubro de 2018-10-10

 

Publicidade

1 - Haisem - Em que o assassinato do ativista cultural negro Moa do Katendê pelo barbeiro Paulo Sérgio Ferreira de Santana em Salvador com 12 facadas e o anúncio de "guerra contra os marajás", que lembra o lema de Collor na campanha de 1989 podeM ajudar ou prejudicar o desempenho do primeiro colocado no primeiro turno, Jair Bolsonaro, do PSL, na campanha que está começando para o segundo turno?

SONORA BOLSONARO 1010 A ASSASSINATO

 

2 - Carolina - Segundo a manchete de primeira página do Estadão de hoje, "Generais ganham espaço e dão forma a plano de Bolsonaro". Caso o candidato do PSL confirme a vitória do primeiro turno no segundo, isso representará um novo papel das Forças Armadas no Estado brasileiro?

 

3 - Haisem - Por que o PT está eliminando ou amenizando logo na largada do segundo turno alguns de seus projetos tradicionais e anunciados até agora como base do projeto de governo de Fernando Haddad?

 

4 - Carolina - Por que a maioria dos candidatos excluídos pelo eleitor do segundo turno da eleição presidencial está anunciando neutralidade em relação ao seu apoio aos dois que passaram para a fase final da disputa Jair Bolsonaro, do PSL, e Fernando Haddad, do PT?

Publicidade

 

5 - Haisem - Que ajuda você acha que terá o governador Márcio França com o anúncio oficial do apoio que lhe dará no segundo turno o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na disputa contra o ex-prefeito de São Paulo João Dória Jr. pelo governo do Estado?

 

6 - Carolina - Até que ponto, a seu ver, a frase sibilina do ex-governador paulista Geraldo Alckmin dirigida ao candidato de seu partido ao segundo cargo mais importante do País, o governo de São Paulo, o ex-prefeito João Dória Júnior, e que revela uma mágoa profunda, poderá influir no futuro político do partido de ambos, que já foi um dos pólos da disputa política no Brasil e esta disputa eleitoral parece ter levado a um patamar inferior?

SONORA_DORIA E ALCKMIN

 

7 - Haisem - Você não acha exagerada a multa de 6 bilhões de reais fixada pelos procuradores federais da Operação Greenfield, que investiga o chamado pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot de "quadrilhão do MDB", do qual são acusados de fazer parte o presidente Michel Temer e outros potentados do partido e da República?

 

8 - Carolina - Você, que testemunhou pessoalmente o tenso encerramento do show de Roger Waters no Allianz Parque esta noite, pode nos contar o que viu no campo do Palmeiras?

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.