PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Direto ao assunto

Ufa, Banco Central autônomo, e daí?

Autonomia da maior autoridade financeira, pretendida há 30 anos, foi aprovada pela Câmara com apoio do Senado e, enfim, cumpre promessa de campanha do presidente,mas o que ganha o cidadão?

Por José Neumanne
Atualização:

 

A Câmara dos Deputados aprovou, por 339 votos a favor e 114, contra, o projeto de autonomia do Banco Central. Bandeira histórica do BC, discutida no Congresso há 30 anos, a proposta estabelece mandatos fixos e não coincidentes para os dirigentes da instituição. Também define como objetivo fundamental do BC assegurar a estabilidade de preços, mas fixa como um dos objetivos secundários fomentar o pleno emprego. O texto recebeu aval do Senado. Pelo projeto aprovado, o presidente do Banco Central e os oito diretores da instituição - responsáveis pela condução da política monetária (ou seja, o controle da inflação) - terão mandatos fixos de quatro anos. O novo Congresso bolsonarista, enfim, aprovou uma medida liberal prometida por Bolsonaro na campanha. Corporação e Guedes venceram uma. Ufa. E daí?

PUBLICIDADE

Assuntos para quinta-feira 11 de fevereiro de 2021

1 - Haisem - Banco Central ganha autonomia e diretoria terá mandato fixo e estabilidade - Esta é a manchete de primeira página da edição impressa do Estadão de hoje. Que importância terá esta mudança na economia e no cotidiano do cidadão brasileiro 2 - Carolina - Queda do varejo pode dar força a novo auxílio - Este é o título de uma chamada no alto da primeira página do jornal hoje. Quando será que terá fim esse vaivém sobre a medida mais relevante para o sustento de milhões de brasileiros pobres e a restauração da economia 3 - Haisem - Militares deixam combate a desmate - Este é o título de outra chamada de primeira página do Estadão de hoje. Que conseqüências essa medida terá, a seu ver, para recuperar a imagem do Brasil no exterior e sobre as Forças Armadas no País 4 - Carolina - Maioria do DEM não descarta apoio à reeleição - Este é o título de mais uma chamada de primeira página do jornal de hoje. Que conseqüências essa eventualidade poderá ter sobre o futuro do governo Bolsonaro e papelo do partido que tornou viável a governabilidade nos anos iniciais da redemocratização 5 - Haisem - Faculdades devem ficar apenas no ensino remoto - Este é o título de outra chamada de primeira página do Estadão de hoje. O que, em sua opinião, restará da educação no Brasil depois da passagem arrasadora da pandemia da covid, hein? 6 - Carolina - Deputados reagem à transferência da imprensa para o subsolo da Câmara - Este é o título de uma chamada de capa do Portal do Estadão agora. O que você tem a dizer sobre as eventuais conseqüências dessa providência tomada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.