O jornal cita o caso específico da Domino's Pizza. Mal das pernas, ela foi auxiliada pela Dairy Management para desenvolver uma linha de pizzas com 40% mais queijo - a ajuda incluiu uma injeção de US$ 12 milhões em campanha publicitária. Resultado: as vendas dispararam. No entanto, uma fatia do queijo usado na milagrosa pizza equivale a dois terços do consumo diário máximo recomendado de gordura saturada.
O esforço do Dairy Management fez o consumo médio de queijo nos EUA triplicar desde 1970, a despeito de toda a campanha do governo para reduzi-lo - na administração Obama, a primeira-dama Michelle Obama, está pessoalmente empenhada nisso. Os acordos confidenciais da organização com o governo começaram com a gestão Bush e continuam no atual. O Dairy Management recebe verbas do Departamento da Agricultura, que ainda indica integrantes para sua administração e aprova suas campanhas de marketing.
O resultado disso é que toda vez que o Dairy Management é confrontado com informações segundo as quais suas pesquisas nutricionais apresentam dados falsos ou distorcidos, a organização alega que tem o aval do Departamento da Agricultura, uma espécie de chancela sobre a qual não deveriam pairar dúvidas.
Ao New York Times, o departamento informou que a promoção de laticínios visa somente a estimular a economia agropecuária do país.