PUBLICIDADE

Pobres americanos

Fizeram manchetes ao redor do mundo os números segundo os quais os EUA atingiram um número recorde de pobres: 46,2 milhões, ou 15,1%. Foi mais um tijolinho na Schadenfreude inspirada pela crise americana - é uma desgraça atrás da outra, para a delícia dos antiamericanos.

Por
Atualização:

No entanto, talvez esses números não possam ser tomados pelo seu valor de face. Como mostra o economista James Sullivan, medir pobreza pela renda distorce o resultado, porque ignora o fato de que boa parte desses "pobres" recebe benefícios que não estão incorporados ao índice. Ignora também que o consumo das classes consideradas "pobres" dos EUA cresceu mais que o das classes médias desde 1989. Desse modo, na opinião de Sullivan e de outros especialistas, a melhor medida de "pobreza" é o consumo. Por esse cálculo, a pobreza relativa nos EUA vem diminuindo, e não aumentando.

Mesmo considerando essa possível distorção, porém, está claro que o esforço para tirar gente da pobreza real tem sido muito maior e mais eficiente na China e no Brasil do que nos EUA, sob qualquer parâmetro. Talvez seja essa a grande lição dos emergentes aos países que durante décadas ditaram ao mundo "em desenvolvimento" as regras sobre como lidar com sua economia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.