Paulo Freire e as escolas dos EUA

O livro de Freire editado nos EUA: sucesso

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"Pedagogia do Oprimido", clássico de Paulo Freire publicado desde 1970 nos EUA, é largamente usado nas faculdades americanas de educação. Para alguns especialistas, essa é a razão pela qual as escolas dos EUA são ruins.

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"Freire não está interessado nos principais pensadores de educação da tradição ocidental", escreve Sol Stern no City Journal. "Em vez disso, ele cita um grupo muito diferente de pessoas: Marx, Lênin, Mao, Che Guevara e Fidel Castro, assim como intelectuais radicais como Frantz Fanon, Régis Debray, Herbert Marcuse, Jean-Paul Sartre, Louis Althusser e Georg Lukács. Não surpreende, porque a principal idéia de Freire é a contradição central de qualquer sociedade entre 'opressores' e 'oprimidos', e a revolução deve resolver esse conflito. Os 'oprimidos' são destinados a desenvolver uma 'pedagogia' e que os leve à própria libertação."

Para Stern, se os EUA quiserem dar um salto de qualidade educacional, devem abandonar Freire: "Se a formação dos professores é a maior preocupação, trata-se de um desafio à razão que 'Pedagogia do Oprimido' ainda ocupe um lugar de destaque nos cursos de treinamento desses professores, que certamente não aprenderão a ser mestres melhores a partir de desacreditadas platitudes marxistas".

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