PUBLICIDADE

Negras americanas redescobrem seu cabelo

A britânica Zina Saro-Wiwa produziu um documentário sobre mulheres negras americanas que, como ela, estão "transitando" do cabelo alisado quimicamente para penteados mais naturais. É uma mudança e tanto. Como Zina mostra em ótimo vídeo que pode ser visto aqui, o cabelo liso predomina entre as estrelas negras do mundo pop americano.

Por
Atualização:

Em pequeno texto publicado pelo New York Times, Zina conta que não pretendia ser personagem de seu próprio filme. "Mas, ao incluir minha história, eu me vi obrigada a pensar sobre como eu me sentia sobre meu cabelo com uma honestidade que jamais tive", explicou ela.

PUBLICIDADE

Segundo Zina, há muitas mulheres negras "transitando" sem fazer alarde. "Não é um movimento movido pela raiva", diz a cineasta. "As mulheres não estão dizendo que sua motivação é combater os ideais eurocêntricos de beleza. Em vez disso, é um movimento caracterizado pela autodescoberta e pela saúde."

Mas Zina reconhece a dimensão política do fenômeno, porque o cabelo negro e o corpo negro são historicamente vinculados a lutas sociais nos EUA e ao imaginário americano. "Demonstrar esse nível de auto-aceitação", isto é, aceitar o cabelo como ele é, "representa uma poderosa evolução na expressão política negra", diz Zina. A verdadeira transformação começa dentro de si mesmo: "Dizer em voz alta 'eu sou negra e me orgulho disso' é uma coisa; acreditar nisso silenciosamente é outra".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.