Imagine se fosse o Obama

O presidente da Venezuela, que é um verdadeiro democrata e um exemplar chefe de Estado, tornou a emitir sua opinião sobre as eleições alheias. Depois de manifestar "de coração" sua preferência pela petista Dilma Rousseff na disputa ao Planalto, Chávez declarou que o candidato à Presidência da Colômbia Juan Manuel Santos "é um perigo para a paz". Santos é apoiado pelo atual presidente colombiano, Alvaro Uribe, que Chávez ama odiar.

PUBLICIDADE

Por
Atualização:

"Se Santos for presidente da Colômbia, eu não o receberei aqui e será bastante difícil, quase impossível, que tenhamos relações com uma pessoa como ele", declarou Chávez, sem medo de ser feliz.

PUBLICIDADE

Os simpatizantes de Chávez certamente encontrarão boas razões para justificar a atitude do venezuelano - que já emprestou sua descarada "solidariedade eleitoral" a Evo Morales na Bolívia, Rafael Correa no Equador, Daniel Ortega na Nicarágua e Manuel Zelaya em Honduras.

É possível imaginar, no entanto, o que diriam esses militantes da causa chavista se o presidente dos EUA, Barack Obama, decidisse deixar de lado a civilidade política e manifestasse apoio "de coração" a José Serra, dizendo que, se Dilma ganhasse a eleição, ele não a receberia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.